segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Aloralô interior!

Do blog Espaço Aberto, do jornalista Paulo Bemerguy, sob o título "O interior ferve. O Fórum é aqui, mas ferve por lá":

O setor de inteligência da Segurança Pública identificou um elevação expressiva – e francamente esperada – das tensões em vários municípios do interior do Pará, nestes dias de Fórum Social Mundial.
Os municípios onde foi detectada a elevação das tensões são, mais especificamente, aqueles que concentram grandes projetos.
Para chamar atenção para suas, digamos, reivindicações e bandeiras de luta, estão sendo programadas invasões e ocupações em maior número do que o habitual.
É a tal coisa.
Todas as atenções estão voltadas para Belém.
Em Belém, há Força Nacional, Força Estadual, Força Municipal, Força do Bairro – enfim, todas as forças do mundo parecem estar concentradas em Belém.
Ninguém se preocupou com o interior.
Se alguém se preocupou, as cautelas não destoaram muito das habituais.
E as cautelas habituais, vocês sabem, não impedem esbulhos e invasões permanentes por aí.
Sempre é assim, permanentemente.
Por que seria o contrário exatamente agora, durante um happening de dimensões e repercussões mundiais, como este Fórum?

Seria interessante que o Sistema de Segurança Pública também tornasse públicas as estatísticas a respeito da criminalidade comum, que não está vinculada a reivindicações de movimentos sociais. Assim saberíamos se a maciça presença de PMs nas ruas de Belém se dá pela ausência dos policiais no interior do Estado, como pode vir a ser alegado como argumento para que a polícia não mais esteja nas ruas após o advento do Fórum Social Mundial.

Nenhum comentário: