terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Caso Battisti repercute

Da newsletter do sítio Migalhas:

A crise entre Brasil e a Itália se agravou hoje. O governo italiano anunciou que está convocando de volta a Roma o seu embaixador em Brasília, Michele Valensise, diante da decisão do Brasil de dar status de refugiado político ao ex-ativista de extrema-esquerda Cesare Battisti. O Ministério das Relações Exteriores italiano explicou que não se trata de uma retirada definitiva de seu embaixador do Brasil. "Estamos tomando a decisão política de chamar para consultas o nosso embaixador em Brasília", explicou a assessoria de imprensa da Chancelaria italiana.

O assunto também está na pauta do Estadão, como gentilmente informou a leitora Ana Lucia Araújo, na caixinha de comentários do post Cesare Battisti e o Supremo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Grande Francisco ,
Estive em dúvidas sobre o caso por vários dias até que a atitude imperialista , arrogante do governo italiano (também esperar o que do Sr. Berlusconi?) me fez tomar posição : Italianos de M. respeitem a gente.Por que não agem assim com a França????
abs
Tadeu

Francisco Rocha Junior disse...

Tadeu,

A atitude do governo italiano é a mesma do governo brasileiro, no caso da tentativa de calote que o Equador queria perpetrar contra o BNDES, há alguns meses.
Trata-se de um ato grave, mas legítimo, de diplomacia, fundamentado nas regras de Direito Internacional Público.
Quanto ao mérito da extradição, mantenho o mesmíssimo posicionamento que já expressei várias vezes aqui, no Flanar, e em outros blogs da terra.
Abração.

Anônimo disse...

Grande
Continuo com a pergunta porque não agiram assim com a França ?? Certamente não foram tão arrogantes . Quanto a extradição em sí , me perco pois não tenho embasamento jurídico suficiente e já lí aqui mesmo no Flanar opiniões antagônicas e concordei com as duas.Me falta base e tendo a partir pra opinião pessoal que normalmente é falha e é o que expresso em meu comentário acima.
Abração
Tadeu

Francisco Rocha Junior disse...

Grande Tadeu,

Pelo pouco que sei, houve várias críticas do governo italiano à França pelo asilo concedido a diversos membros das Brigadas Vermelhas e a Battisti durante a chamada doutrina Mitterrand. O governo italiano, portanto, não se contentou com a decisão do governo francês, como pode parecer.
Reforço meus argumentos a favor da extradição de Battisti, por ser um foragido condenado por crimes comuns, no fato de que a Corte Européia de Direitos Humanos (também conhecida como Corte de Estrasburgo) reconheceu a validade dos julgamentos da Justiça Italiana que resultaram em sua condenação.
A íntegra da decisão da Corte de Estrasburgo em francês está no seguinte link: http://cmiskp.echr.coe.int/tkp197/view.asp?item=1&portal=hbkm&action=html&highlight=battisti&sessionid=18605476&skin=hudoc-fr
Infelizmente, amigo, não há versão da mesma em inglês.
Abração.

Anônimo disse...

Vou ler e obrigado Francisco , se meu francês não der , chamo mamãe , professora paraense do antigo Suiço-brasileiro e fluente em 6 idiomas,rsrsrsrsrs
Abs Tadeu