terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Justiceiros - II

Os jornais de hoje noticiam que a 5a vítima da ROTAM, na caçada aos assassinos do cabo Paulo Sérgio Cunha, apareceu hoje: o corpo de Marcelo Piedade Santana foi encontrado na estrada do Curuçambá, mesmo bairro onde tombaram os outros quatro supostos envolvidos na morte do PM.

Testemunhas afirmam que Marcelo foi levado da porta de sua casa por integrantes da ROTAM, no sábado à tarde. Seu corpo foi encontrado pela mesma ROTAM ontem à tarde, em um matagal, com três tiros no peito.

Leio em blogs da cidade comentários louvando a suposta ação da ROTAM. Os defensores da chacina dizem que preferem a PM matando bandidos aos bandidos matando-as e que todos reclamam da violência, mas quando a polícia executa bandidos os mesmos que os amaldiçoaram objurgam a corporação e choram os meliantes.

Na verdade, não se trata de chorar os malfeitores. Trata-se de chorar nossa sorte, ao ver que a cada dia o medo aumenta mais. Além do medo dos bandidos, temos agora que ter medo da polícia, que prende, julga, condena e executa a pena sumariamente. Bandidos e polícia, deste modo, jogam do mesmo lado; do outro, estamos nós, os cidadãos conflagrados.

Nenhum comentário: