quarta-feira, 4 de março de 2009

Melhorando o tempo?

Texto modificado graças a uma correção feita pelo caríssimo Val-André Mutran.

Atletas precisam praticar bastante, a fim de melhorar o tempo para, quem sabe, alcançar o índice técnico que lhes permita participar das principais competições esportivas.
Talvez o Tribunal Superior Eleitoral esteja praticando também. Apenas dois governadores tiveram seus mandatos cassados na história deste país pós redemocratização: o primeiro, Francisco de Assis de Morais Souza, o "Mão Santa", reeleito para o governo do Piauí em 1998. Sua cassação pelo TSE, por abuso do poder econômico durante a campanha, se deu em 6 de novembro de 2001, quando "Mão Santa" já estava prestes a concluir o terceiro ano de seu mandato. O segundo dia, Cássio Cunha Lima, da Paraíba, sob a mesma acusação, já que distribuiu 35 mil cheques a pessoas carentes, na campanha de 2006. A cassação ocorreu em 20.11.2008, portanto antes mesmo da conclusão do segundo ano de mandato.
Jackson Lago, do Maranhão, passa a ser o n. 3 da lista, tendo o seu julgamento sido concluído na madrugada desta quarta-feira, 3 de março - portanto, também no terceiro ano do mandato. O próprio TSE decidiu esperar o recurso de embargos de declaração (que serão opostos com justo motivo ou apenas para empurrar com a barriga) para, enfim, determinar a posse da segunda colocada no pleito de 2006 (Roseana Sarney: pobres maranhenses!). Espera-se, assim, salvo postergações, que ainda neste mês de março Lago esteja definitivamente afastado do governo (estou abstraindo a hipótese de recurso ao Supremo Tribunal Federal, porque isso já estaria fora da alçada do TSE).
Pode-se dizer que aquela corte teria melhorado o seu tempo de cassação de governadores encalacrados. Lago levou cerca de sete meses menos que "Mão Santa", mas o melhor tempo ainda é o de Cunha Lima. Seja como for, trata-se de uma melhora pequena, diante da gravidade dos interesses em jogo. Com esse tempo, o TSE não consegue índice técnico para participar de nenhuma olimpíada de eficiência judiciária.
Mas como brasileiro comemora o pouco que tem, não devemos tirar as forças dos nossos ministros. Melhor parabenizá-los e estimulá-los, porque há outros governadores na reta, já para os próximos dias.

2 comentários:

Val-André Mutran  disse...

O governador Jackson Lago foi o 3º da lista.
O 2º da lista foi o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) da Paraíba.
Mais sete governadores estão esperando a degola.

Yúdice Andrade disse...

Rapaz, como pude me esquecer do Cunha Lima?! Mancada violenta essa, que vou corrigir.