domingo, 24 de maio de 2009

Que tal essa beleza na sua garagem?

Finalmente está pronto, o Opala Luxo eleito pela enquete com 42 %, modelado no 3D Studio Max. É bom lembrar que comemoramos 40 anos do lançamento do Opala.

A inspiração clara no modelo de 1969, a grade com vários frisos horizontais cromados e os faróis cortados em cima dão um ar de "mau", as rodas também foram inspiradas na calota do primeiro modelo.

Na lateral as linhas retas contrastam com a cintura "garrafa de coca-cola" como muitos carros das décadas de 60/70 tinham, mas foi imortalizada no Opala.

"Como a traseira ficou bem retrô, leds dão um toque mais atual. A tampa do porta-malas encontra com o para-choque, fato que não permitiu a colocação da tampa do tanque de combustível atrás como era no Opala, talvez o único detalhe que não pude realizar", esclarece o designer desse projeto.

Para dar um ar mais esportivo ao post, deu até para fazer uma versão inpirada no primeiro SS que era 4 portas, a roda também foi inspirada no modelo original. Quanto ao motor, na enquete os internautas escolheram o V8 Northstar, esse motor cairia bem nessa versão SS, para as demais versões eu pensaria num V6 3.6 Alloytec e um 2.4 Ecotec.

As viaturas policiais derivadas do Opala impunham respeito, por isso fiz esta versão para a PM de SP.

Já que muitos ao designer para fazer as outras frentes (Comodoro e Diplomata) pretendo fazê-las também, seguindo a cronologia, e até as versões Caravan e quem sabe o Cupé.


História do Opala (Parte 1 1969-1971)


O Opala foi apresentado em 1968-69,como o primeiro automóvel brasileiro da Chevrolet, era um carro de luxo com base no Opel Rekord alemão, com detalhes inspirados no Chevrolet Nova americano. Apresentava motores de 4 cilindros de 2500 cm3 e seis cilindros de 3800 cm3.

Em 1970 veio o modelo esportivo SS (silver star), o motor passava a ter 4100 cc, e possuia 4 portas.

2 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Ei, Val, o Opala virtual está com o maior jeitão do novo Dodge Challenger - você já o viu nas ruas?
A propósito, você é opaleiro?
Abs.

Val-André Mutran  disse...

Scylla tive um 4.100 preto. Uma beleza de carro.
Ainda não vi o Dodge.