sexta-feira, 12 de junho de 2009

"Hype"???


iPhone utilizado como GPS veicular "curva-a-curva".

Nesta segunda, a Apple fez mais uma série de lançamentos durante a WWDC 2009 na Califórnia. Conforme o blog divulgou, em uma apresentação de quase 2 horas, a companhia lançou uma nova versão do sistema operacional de seus computadores, - o Mac OS X, dito Snow Leopard - além de novas opções de computadores portáteis e uma versão aprimorada do iPhone, que batizou de 3G S.

Olhando assim apenas pela aparência, certamente o evento talvez não tenha tido o impacto de outros do passado. Como o próprio lançamento do iPhone ou de quase todos os modelos de novos iPods. De fato, em termos de design, quase nada surgiu de novo. E desta feita, nem o próprio CEO Steve Jobs esteve presente.

Tudo isso, pode trazer para alguns uma certa contrariedade. Afinal, quem é Macmaníaco acostumou-se a ver o lançamento regular de grandes e poderosas novidades em eventos patrocinados pela empresa de Cupertino.

Pessoalmente, não compartilho totalmente desta impressão. O iPhone agora, embora mantenha o envelope externo inalterado, ganha a possibilidade de encaixar-se com hardware externo, fabricado por terceiros e transformar-se por exemplo num glicosímetro, num equipamento de GPS curva-a-curva (ver foto acima), entre outras possibilidades ainda não desenvolvidas. Além disso, seu novo firmware iPhone OS 3.0 amplia a capacidade multimídia além de corrigir alguns inacreditáveis deslizes.

O Mac OS X Snow Leopard agora possibilita a computação em 64 bits, - de valor para nichos de "hardusers" - além de implementar algumas melhorias significativas.

Enfim, os leitores mais tecnicamente preparados poderiam continuar enumerando as reais novidades embutidas nos lançamentos desta segunda. Mas a mim, mesmo concordando que elas de fato existiram, restou uma leve sensação de desproporção entre a expectativa prévia e o que realmente aconteceu. Mas isto é realmente culpa da Apple?

O articulista Joe Nocera do The New York Times, vai fundo na ferida e batiza o evento desta segunda de "hype". A princípio, o termo em inglês - que não tem tradução para o português no Google Translator - causou-me estranheza. Mas graças ao Sergio Blog 2.4 obtive uma definição importante para o termo.

HYPE --> Promoção extrema de uma pessoa idéia ou produto.

Feitos os esclarecimentos, agora leia o artigo do The New York Times e dê sua opinião.
Será que tudo o que se passou na WWDC 2009 não passou de um Hype? Para auxiliar sua compreensão sobre a polêmica, sugiro enfaticamente a leitura do livro A Cabeça de Steve Jobs, disponível nas boas livrarias. No mínimo, você vai ter um insight deste mercado de tecnologia, sempre tão tensionado e concorrido, e por isso mesmo, sujeito a espetáculos pictóricos aqui e ali.
E poderá ver que o Hype, não é privilégio da Apple.

Nenhum comentário: