segunda-feira, 16 de março de 2009
Porcaria de 3G
A Claro agora resolveu, quase que sistematicamente, privar os usuários de seu já claudicante serviço de banda larga 3G nos fins-de-semana. Ontem, desde às 16 h, deixou de funcionar completamente. Nem 3G nem Edge. E ao ligar para o serviço de "reclamações", simplesmente fui obrigado a desistir, após esperar cerca de 5 minutos. Talvez, se ligasse ao serviço de "novas contas", o atendimento fosse mais célere. Estou pensando em acionar minha estonteante advogada. Com todo o respeito, é claro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
13 comentários:
Então no ranking 3G em Belém a TIM ainda lidera?
Abs.
Estou brigando com a Claro por estas atitudes que fazem com o consumidor. Na hora de vender é mamão com açucar. Moro na 25 de Setembro e o pessoal do Call Center da Claro pensa que moro na Birmania. Dizem que é para eu levar o modem junto com o computador para outro local é uma das soluções deles. Por fim disseram que tem uma sobra onde moro e disseram que é para eu pedir cancelamento do serviço que eles não cobrarão a multa, o modem não querem me indenizar R$ 300,00 e talvez tenha que ntroduzir o mesmo em alguem da Claro. Vamos fazer uma corrente mostrando os serviços prestados em todos os sentidos pela CLARO.Pedro Lopes
Somente Claro e Oi possuem rede 3G em Belém.
Quanto a acionar a Claro ou qualquer outra operadora, na minha modesta opinião, não passa de uma total perda de tempo na atual conjuntura do país.
Duvida? Então experimente e depois nos conte o que conseguiu com isso.
Jamais estivemos tão desassistidos.
É isso aí, Antonio. 3G em Belém, ao menos por enquanto, só Claro e Vivo. A TIM ainda se arrasta no EGDE.
Quanto a acionar as operadoras, conheço experiência diferente da que vc supõe. Nosso colega de blog Val-André poderá relatá-la, caso esteja acompanhando o post.
Sua indignação com o problema é justificada, anônimo.
Abs
3G em Belém, Scylla, pelo jeito, ainda está nascendo. Levando em conta cobertura, estabilidade e velocidade real, coisas que dependem da estrutura tecnológica efetivamente montada para suportar um serviço de qualidade, tudo ainda é uma porcaria.
Mas pode melhorar, se cobrarmos pelo que pagamos.
Abs
Pois eu gostaria de ouvir o relato do Val-André, quem sabe até me surpreendo.
Quanto a reclamação do anônimo, acho que a operadora está assumindo uma postura correta. Não vejo razão para tanta indignação. Até mesmo porque ele pode utilizar o mesmo modem em outra operadora. Fica a dica anônimo, se desejar você pode levar seu modem para Oi (que inclusive o desbloqueia sem custo nenhum) e experimentar o serviço deles. Fica uma ressalva, os planos de acesso da Oi possuem franquia de consumo de dados, em outras palavras, não são ilimitados como os da Claro.
Agora pelo que eu entendi, nosso amigo está buscando mesmo é banda larga residencial e não deseja pagar o preço que cobram pelo Velox. Que eu concordo ser uma forma de extorsão considerando as velocidades disponíveis e qualidade geral do serviço, mas essa é uma outra história.
Uma pequena correção:
No comentário de 6:01 do dia 16, troquei as bolas e citei a Claro e Vivo como operadoras 3G em Belém. Onde se lê Vivo, leia-se Oi, que era o complemento original que desejava fazer ao comentário de Antonio.
Contudo, a Vivo, informa em seu sítio que já dá cobertura HSPA 3G nas seguintes cidades:
Ananindeua
Barcarena
Belém
Benevides
Castanhal
Marabá
Marituba
Parauapebas
Redenção
Salinópolis
Santarém
Xinguara
Resta saber informações sobre a eficiência deste serviço, que só podem ser fornecidas pelos leitores que fazem uso do serviço Vivo Zap.
Já a Tim afirma em seu sítio que dá cobertura 3G apenas em Belém, nos seguintes bairros:
Batista Campos
Campina
Cidade Velha
Fátima
Nazaré
Pedreira
Reduto
São Braz
e Umarizal
Sendo assim, a confiar nas informações prestadas nos sítios, levando em conta a área de cobertura, tanto a Vivo como a TIM devem ser incluídas como prestadoras de acesso móvel em banda larga 3G.
Sobre a TIM, posso afirmar que de fato, em boa parte da cidade, só oferece mesmo acesso em conexões EDGE de velocidade bem inferior a tecnologia 3G. Muito embora, já tenha conseguido em alguns momentos, boa conexão 3G. É possível que se trate de um momento de implantação.
Quanto a indognação do anônimo, acho que a operadora deveria ter informado a ele sobre a área de cobertura do produto que vende, no ato da compra.
Esta informação crucial, apesar de ser devidamente perguntada por nós que respiramos com mais propriedade esta área de tecnologia, por muitos não é conhecida nem perguntada. Deve ser informada com todas as letras aos consumidores. Se isso não foi feito ao nosso anônimo, acho que ele tem aí um motivo de se indignar sim.
Mas quanto a postura da operadora em cancelar o plano sem cobrança de multa (de fato prevista no contrato), concordo que está correta. Quanto ao modem, com efeito, o anônimo pode ainda aproveitá-lo para uso em outra operadora que prometa e cumpra a cobetura para a área onde pretende utilizar o serviço.
Bem colocado Carlos.
Já não está na hora das diretorias de marketing dessas operadoras tomarem vergonha na cara e trabalhar um pouco.
Disponibilizar aos seus clientes material para que haja uma explicação minimamente didática sobre o que é o 3G, qual o alcance, além do que só sabem fazer: informar a tabela de preços.
Aos interessados. Está nos arquivos do blog minha relação com essas empresas.
Não dou chance para elas me aborrecerem.
O QUE É VERDADE E O QUE É MENTIRA?
Versão VIVO ZAP 3G
1. SEU MODEM ESTÁ COM PROBLEMAS DE CONFIGURAÇÃO?
Não. É MENTIRA. Se o Modem funcionava normalmente e atualmente não conecta, o problema não é de hardware nem de software. O problema é falta de cobertura (sinal) na torre mais
próxima de você.
2. A BANDA LARGA 3G ESTÁ EM MANUTENÇÃO EM SUA REGIÃO?
Não. É MENTIRA. Essa é a desculpa para todos que ligam para o "1058", pois o termo "região" é amplo (pode ser na torre mais próxima, no seu bairro, na sua cidade, no seu estado
e por aí vai). A "verdade" é que a VIVO 3G está com problemas em todo o Brasil. A falha não está nos modems e computadores e sim no PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA REDE 3G VIVO (que
subestimou a quantidade de assinantes, além de utilizar tecnologia ultrapassada, banida dos Estados Unidos, Europa e Japão). Nesses países, com leis severas e que são CUMPRIDAS,
as indenizações pagas aos assinantes chegam a valores tão altos que as operadoras de lá preferem ampliar a "cobertura", o que siginica INVESTIR MAIS DINHEIRO e oferecer um
serviço "estável", sob pena de fecharem as portas e, em alguns casos, ter decretada a prisão dos seus diretores (no Brasil isso jamais aconteceu e eles nem se preocupam).
A maior prova disso é que, após 200 dias da entrada em vigor da conhecida "Lei dos Call Centers", a ANATEL já recebeu mais de qUATRO MILHÃõES de reclamações devidamente
comprovadas e o resultado é "cômico" (se não fosse trájico). Até a presente data foram somente 389 advertências e "apenas" 31 autuações (multas).
3. OS PROBLEMAS ESTÃO OCORRENDO SOMENTE COM ALGUNS USUÁRIOS?
Não. É MENTIRA. Todos estão enfrentando problemas similares, pois o projeto no sistema irradiante das torres é idêntico em todo o país. Como é instável e deficiente, ocorrem
diversos "lances" de pura sorte. Ou seja, você entra em contato com o "1058" e o atendente diz que está enviando um "pacote de configuração para seu modem e você deve esperar
cerca de quatro horas"; algum tempo depois sua rede volta ao normal e você pensa: “caramba... quanta tecnologia!”
Não fique surpreso. Nada foi feito. É uma questão de metodologia científica bem simples de entender: segundo pesquisas, como um turno comercial tem 4 horas (8 às 12h; 14 às 18h;
etc.), combinando com o tempo médio de 3 horas ininterruptas de navegação para cada modem conectado, haverá mais de 80% de probabilidade daquela conexão que foi reclamada voltar
ao normal num período de 2 a 4 horas.
4. SEU MODEM NÃO CAPTURA MAIS A REDE 3G. RECONFIGURAR O MODEM RESOLVE O PROBLEMA?
Não. É MENTIRA. Se seu modem não "enxerga" a rede VIVO 3G, não poderia informar que redes 3G de outras operadoras possam estar disponíveis. Faça um teste clicando em
"Configurações/Rede/Manual/Aplicar". Em suma: nem seu PC, nem as portas USB, nem o modem está com qualquer problema.
5. QUANDO ADERI AO PLANO VIVO 3G MINHA CONEXÃO FUNCIONAVA BEM E FOI PIORANDO COM O PASSAR DOS DIAS. ISSO PODE ACONTER COM TODOS OS USUÁRIOS?
Sim. É VERDADE. Para "economizar", a VIVO subestimou a quantidade de assinantes ou foi displicente ao montar seu projeto BANDA LARGA 3G (ou as duas coisas ao mesmo tempo), o
barato (pra eles) saiu caro (pra gente).
Apesar de sequer atender os clientes que já possui, a VIVO não para de vender sua Banda Larga 3G para novos assinantes.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
O MOTIVO: Razões puramente financeiras (os vendedores são obrigados a cumprir metas, senão perdem o emprego) combinado com "share" (termo em inglês usado para determinar
participação de mercado). Ora, bons números animam acionistas e aumentam os bônus dos diretores da empresa.
A ESTRATÉGIA: Mais simples do que imaginamos. Apesar de milhares de ações na Justiça e milhões de clientes insatisfeitos, em nenhum momento é oferecida como solução a "troca do
chip" e do número do telefone do modem.
Sabe por quê? É aí que está a estratégia para, nos primeiros dias, o novo assinante ter um serviço compatível com o que lhe foi oferecido. Como fazer isso? Simples. Quando um
vendedor da VIVO faz "imput" em uma nova venda, o sistema já está programado para colocar esse cliente na "PRIORIDADE ZERO". E como fazer isso se o sistema irradiante das torres
já está além da capacidade? Fácil. O próprio software analisa qual o "chip" mais antigo com acesso a rede 3G e limita seu acesso à rede 2G (EDGE, GSM, GRPS, etc.).
Pronto: o novo cliente vai ter um canal 3G disponível para ele, até que outro "otário" assine contrato com a VIVO e "tome a vaga" dele.
E o pior: se você está conectado via VIVO 2G (como estou agora - navegando a 23 Kbps) e alguém mais "novo na rede que você" é rebaixado para a Banda 2G e ela estiver "lotada",
você não conecta mais. Não ocorre quando originamos uma chamada num celular GSM recebermos a informação de "rede ocupada"? Pronto. É congestionamento total.
6. NÃO É PERIGOSO A VIVO USAR ESSA ESTRATÉGIA COM SEUS PRÓPRIOS CLIENTES?
Não. É MENTIRA. Até chegar você chegar ao estágio de assinante "sem rede" (usuário simplesmente não conecta ou sua conexão cai toda hora), demora de 4 e 6 meses. Enquanto você
negocia descontos com eles na sua fatura ou aguarda resultado final do PROCON ou Juizado de Pequenas Causas, já serão mais 3 a 6 meses. E aí, independentemente do resultado,
será sempre "vantajoso" para a VIVO, pois ela "recebeu por um serviço que não prestou" e você ainda terá que devolver o modem e demais acessórios (que por contrato pertence a
VIVO, por um período mínimo de doze meses), para que eles mandem esses equipamentos usados para a "remanufatura" (processo de fabricação aproveitando componentes usados e
remontagem pelo próprio fabricante) e revendido como "produto novo" ao próximo "trouxa" que aceitar ser assinante da VIVO 3G ou de qualquer outra operadora. Aliás, todas usam o
mesmo sistema, pois no Brasil não é obrigatório informar ao consumidor que se trata de produto “remanufaturado”, desde que concedida a garantia conforme a legislação.
7. BAIRROS "NOBRES" E REGIÕES CONSIDERADAS "RICAS" TÊM PRIORIDADE SOBRE AS DEMAIS?
Sim. É VERDADE. Não esqueça que vivemos num regime capitalista e em momentos de "globalização da economia". Qualquer empresa faz suas pesquisas e, por amostragem, detecta quais
as regiões de uma cidade onde as pessoas têm maior poder aquisitivo. Naturalmente, esses locais recebem mais torres, sistemas irradiantes (antenas) mais avançados
tecnologicamente e mais prioridade nos processos de manutenções técnicas preventivas e corretivas.
Num bairro "nobre" de uma capital, por exemplo, têm muito mais torres (mais canais disponíveis nas bandas 2G e 3G) do que em um bairro humilde ou uma cidade no interior. Por
isso não se surpreenda se o seu próprio modem, o qual os "especialistas" do "Call Center da VIVO" garantem estar com problemas de configuração, funcionar NORMALMENTE se você
tentar conexão numa região de "gente rica" (isso ocorre comigo sempre).
Me arrependi, deveria ter ficado com a internet discada, que é 1000 vezes melhor, sinceramente.
Claro 3G não presta pra absolutamente nada, é um LIXO, sem explicações como tem a capacidade de oferecer um serviço tão desgraçado. Quando vejo os comerciais da Internet Banda Larga 3G da Claro, alta velocidade de 1 mega!! chega a me embrulhar o estômago. Da claro não quero nada nunca mais, nem de graça, só o que eles terão de mim é meu nojo e desprezo total, empresa MALDITA.
Quanto é a multa pra cancelar uma coisa que nunca consegui usar? Direitos do consumidor nesse país? ha ha ha piada!
A Vivo funciona muito bem em 3G tanto em Belém quanto em Salinas - não sei quanto aos outros municípios. Muito melhor que a Claro (também sou usuário).
Postar um comentário