quinta-feira, 2 de julho de 2009
Happy Birthday!
Sou iPodmaníaco. Nada existe de melhor, mais funcional e mais bonito para armazenar e reproduzir músicas hoje em dia.
No entanto, é impossível não homenagear o precursor de todos os tocadores pessoais de música: o Walkman, da Sony - por sinal, um achado de nome.
Ontem, o Walkman completou gloriosos 30 anos. Desde seu lançamento, a Sony já vendeu mais de 350 milhões de aparelhinhos (nem tão inhos, na época em que apresentados ao mercado). Hoje, o player sobrevive em uma versão mp3 de visual pobre. Dizem que o desempenho também não é legal.
Tive um Walkman, nos primórdios. Com uns 8 anos de idade, andava todo pimpão pela casa com uma maletinha ao lado, trespassada sobre o ombro, e um pequeno (para os padrões da época) headphone nos ouvidos. Escutava fitas Basf Chromo, TDK ou Pioneer com as canções de então. Uma capa de pelica azul protegia o brinquedo. Eu me achava, até porque na época menino nenhum usava esses artefatos: o tocafitas era coisa para adultos.
Bom... o meu não era bem meu: era do meu pai. Mas por usá-lo mais que o velho, acostumei-me a chamá-lo de meu.
E assim o fiz por meses, até que, chegando em casa mais cedo, o velho descobriu que eu pegava o gadget escondido, quando ele saía para o trabalho. Levei, óbvio, uma pequena bronca. Não era bacana tirar coisas do seu armário sem pedir sua permissão. Isso não se fazia.
No Natal daquele ano, porém, veio a surpresa: de um embrulho de presente com meu nome, surgiu, magnífico, prateado, com aquela mesma capa azul e o headphone de espuma, um Walkman novo em folha. E já com uma fita (original) junto: The Carpenters - Greatest Hits. Nada mais geração 70. Nada mais maravilhoso de lembrar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Francisco, a emoção que tive com o primeiro Walkman foi bem parecida com a do primeiro i-pod - intensa!
E a primeira fita a rolar no meu Walkman foi AC/DC Highway to Hell -unforgettable!
Abs.
Oi Francisco,
Também lembro da chegada em casa do meu Walkman vindo de Manaus. Entrada para 02 fones, botão "talk" para conversar sem baixar o volume e controle de velocidade da fita. Funções que depois desapareceram destes aparelhos...
Acho que só faltou o post mencionar o fato do Walkman ter sido inventado no Brasil, por Andreas Pavel em São Paulo no ano de 1972. Pavel lutou contra a Sony na justiça por 27 anos para provar o fato. Em 2004 Pavel assinou um acordo com a Sony, que dizem ser de US$ 10 milhões entre outras coisas....
Bela estreia, Scylla. Realmente inesquecível.
Rodolfo, pensei em incluir no post uma pergunta: alguém saberia dizer para que servia aquele botão amarelo em cima do Walkman? Você adivinhou a questão sem que ela tivesse sido formulada: era o famoso botãozinho "talk".
Esta história do brasileiro, eu não sabia. Taí uma bela complementação do post.
Obrigado pela contribuição. Venha sempre.
O primeiro Walkman a gente nunca esquece. Hehe!
Amanhã tem Michael Jackson Special.
Remixes que nunca chegarão ao Brasil. Uma volta pelas melhores canções dos Jackson´s Five. Tudo no jeito para vocês baixarem a aproveitar.
PAssei a semana escutando os petardos no som docarro na ida e volta para o trabalho para a seleção da montagem.
Desconfio que os leitores vão gostar.
Até lá.
DJ VAMP, retornando em grande estilo. Hoje, anteciparei a homenagem ao MJ com o clip da sexta-feira.
Caro Franciso.
Aconselho a imediata liberação de bytes do seu Ipod.
Nessa montagem, caprichei.
Abs.
Postar um comentário