O Diário informa hoje que a 12ª Companhia Independente de Polícia Militar localizada em Oriximiná, oeste do Pará, produziu um folder com 45 dicas de segurança para a comunidade que será lançado no próximo sábado. Ótima iniciativa!
Contudo, animado com a boa idéia, resolvi visitar o Portal da PM do Pará. Lá chegando, confesso que me decepcionei. Faça você mesmo a visita e tire suas conclusões.
O que pude observar por lá é um website eminentemente corporativo, voltado para si mesmo, praticamente de costas para a comunidade. Lá, por exemplo, você vê links inteiros batizados de Cultura e Segurança, onde sob o título Cabo da Polícia Militar "transmite sentimentos em suas telas", um jovem cabo da PM mostra seus dotes artísticos.
De antemão, parabenizo o Cabo Reinaldo Costa pela ótima idéia. Ele nada tem a ver com a crítica que é direcionanda a iniciativa web de sua corporação. Até mesmo pelo fato, que a manchete lá colocada em alusão a sua veia artística, parece até gritar no subtexto, de que "transmitir sentimentos" talvez não seja uma coisa muito bem vinda pelas bandas da corporação. Tanto que rendeu um link inteiro no website corporativo. E nada mais.
Mas levando em conta a estruturação do Portal, cliquei em Cultura e Segurança em busca de informações de máximo interesse da comunidade, no tocante a prevenção de todo o rol de maldades que nos esperam ao sair de casa. Qual não foi minha supresa ao cair na boa iniciativa do Cabo Reinaldo.
No mais, há uma área restrita aos militares da PM PA, um widget com os usuários logados no sistema, e informações de mais absoluto interesse da própria corporação. Aí não poderia faltar o contracheque do mês, é claro.
Talvez de interesse para a comunidade, apenas 2 links sobre Procurados e Desaparecidos, sendo que o primeiro, é um blog já conhecido em nossa seara da blogosfera.
É inevitável portanto concluir que o Portal da PM do Pará, perde uma excelente oportunidade de voltar-se ao cidadão, fornecendo informações importantes para sua segurança. Muitas idéias poderiam ser aproveitadas neste sentido. Por exemplo, baseados nas estatísticas da criminalidade, a PM bem que poderia disponibilizar para download em qualquer formato (PDF. DOC ou mesmo apresentações em PPS) informações sobre áreas de alto risco em nossa cidade, recomendações sobre atitude segura do cidadão no sentido de preservar sua integridade física, e até mesmo o folder que ora lançam em Oriximiná. Outras idéias, certamente, os próprios leitores poderiam sugerir.
Um possível primeiro passo neste sentido, seria dividir o portal em 2 áreas distintas: uma corporativa (que obviamente já está pronta) e outra, inteiramente dedicada às dúvidas e anseios da sociedade. Esta última, é a dívida maior da PM, tendo em vista que absolutamente inexistente no website atual. Sendo assim, eu o remodelaria completamente, desde a Home Page, criando um extenso e rico viés de informações de utilidade pública e até serviços.
Sei que talvez muitas destas sugestões podem trazer algum contraditório de parte dos especialistas em segurança pública. Falo como leigo, em busca de informações para a segurança de nossos leitores. Penso que esta seria uma maneira marcante de aproximar-se um pouco mais da comunidade, que hoje também acessa a internet através de cybercafés e lan houses.
A crítica é neste momento, inteiramente construtiva. Por favor, deixem o Cabo Reinaldo em paz com sua nobre iniciativa e debrucem-se sobre uma nova proposta para o Portal da PM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário