quarta-feira, 25 de novembro de 2009

"Oasis of the Seas"

Este monstro que você vê na imagem é o "Oasis of the Seas", o maior navio de cruzeiro do mundo, que até o presente momento fez apenas um passeio de exibição. A viagem inaugural, pelo Caribe, só acontecerá em dezembro.

São 220.000 toneladas, 360 metros de comprimento (o equivalente a três campo de futebol em linha - o lado maior, claro) e 65 metros de altura (mais do que um prédio de 21 andares). Tem capacidade para transportar 8 mil almas. Imagine um naufrágio desses...
Mas não tem jeito: supernavios podem ser caríssimos, mas são sempre bregas de doer.

Como aguentar essa poluição visual? Convenhamos, esse estilo cassino de Las Vegas é coisa de novo rico, não?

4 comentários:

Lafayette disse...

Taí, Yúdice, eu acho estes bólidos criados pela mente humana, e não humana, o-qui-á!

Fico maravilhado quando vejo um boing decolar! O homem é fueda!

Desses navios enormes, que acho lindo-de-morrer, já vi um de perto. Coisa de louco!

Década de 80, acho que 85 ou 86, estava pescando numa ilha da Marinha, que tem no meio da baia da Guanabara (coisa de sobrinho de mar-e-guerra rsrsrs), quando o Queen Elizabeth adentrou.

Passou perto da gente, rebocado por uma série de rebocadores (parece que ele não podia ou poderia ou podia ligar o hélice naquele momento de entrada triunfal.

Lembro que olhei em pé, prostado, pra cima, tipo aqueles filmes de OVNI Spilberguiano, aquele monumental "ser" vindo na minha direção e passando ao lado (não era bem ao lado, mas qualquer coisa de 500 metros de distância daquela "coisa", pelo tamanho colossal, era "tirou um fina", lá pras bandas onde me criei. réréré

Só me imagino com aqueles roupões, grossos, bordados com o brasão do navio, numa daquelas suítes cheias de luzes, com banheira com hidromassagem de vidro, salinha com sofás e puffs, e big cama redonda... navegando pelo Mediterrâneo, rumo às Ilhas Gregas... vendo Imensidão Azul num telão supimpa.

Eita que me divirto!

Yúdice Andrade disse...

Fiquei imaginando a cena, Lafa. Deve ter sido emocionante.
Breguices à parte, a viagem que sugeres com certeza é espetacular. Um pouco menos para mim, que não fico muito confortável em navios e não faria, neles, uma viagem de longa distância.

Anônimo disse...

Alem da indiscutivel magnitude da tecnologia de construcao naval, esperemos que a tecnologia para a eliminacao dos residuos humanos impressionantemente despejado pelos grandes navios turisticos, tambem tenha sido contemplada com avancos.
R.Sampaio

Lafayette disse...

R. Sampaio, em alguns sim, foi contemplado o que falas.

Vi um documentário/propaganda, num canal da Sky (um daqueles que fica entre a Espn e o Sportv, sobre um "magnífico" desses.

A big canoa tinha um incinerador poderoso, e que ainda transformava quase tudo em outras coisas, como adubo pra plantas, água para usos diversos, e outras coisas. O que não dava para aproveitar, coletavam e vendiam para uma empresa especializada.

Ou seja, coisa de profissional!