segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Pizzaria coreana



Quem não recorda das notícias sobre clonagem humana no biênio 2004-2005, feita pelo cientista do Coreia do Sul, Prof. Hwang Woo-suk?
Publicações na Science e na Nature assobraram o mundo, pois embriões humanos supostamente clonados poderiam gerar células-tronco. A clonagem terapêutica daria então o seu grande salto para o futuro, visando tratar doenças degenerativas como Parkinson e diabetes, sem riscos de rejeição.
A fraude ficou evidente meses depois, a partir de uma denúncia no periódico The Korean Times.
Parte do dinheiro do financiamento (US$ 6 milhões) foi desviado, óvulos humanos foram comprados ou obtidos através das próprias funcionárias da equipe, sob coação, a Science cancelou os artigos, o professor teve seus títulos cassados, negou as acusações, prometeu provas, confessou os crimes e pediu desculpas à comunidade científica internacional. Novela global?
Pois naquela altura eu comentei com um punhado de amigos que na Coreia aquilo tudo não ficaria em vão e que Hwang seria preso.
Na semana passada o dito professor foi finalmente julgado e condenado a dois anos de prisão, pena esta suspensa pela justiça coreana, caso o cientista permaneça sem infrigir a lei por três anos.
O mesmo demonstrou profundo "arrependimento" durante todo o processo e apresenta uma legião de simpatizantes em seu país.
É inegável, no entanto que a equipe de Hwang entrou para a história por ter clonado o primeiro cão, Snuppy.
Após todos estes anos, o desfecho do caso deve ter deixado milhões de médicos, pacientes, parentes e a opinião pública mundial com amargo gosto de pizza de cachorro com catupiry na boca...
E no Brasil, teria sido diferente?

2 comentários:

abdias pinheiro disse...

Caro Scylla,
Nós não ficamos para trás. O médico de são paulo esta atrás das grades. Aquele que é acusado de abusar das pacientes, depois de drogadas, ele abusava delas, mais de 50. Vamos esperar! Ainda é cedo e a 'técnica jurídica' do deixa a popução esquecer, deve prevalecer. No final, depois de conchavos, acordos e muita grana, não vamos nos surpreender se esse senhor aparecer em uma praia da Bahia, tomando água de coco cercados por belas 'mulheres'.


* da uma olhadinha no http://abdiaspinheiro.wordpress.com

Scylla Lage Neto disse...

Caro Abdias, acredito na sua profecia.
Quem sabe em breve o Dr. Hwang não estará na ilha de "Caras"...
Abs.