quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Eleições em Massachusetts 2

A que se deve então esta reviravolta na cena política americana? Sem querer overemphasize a importância da derrota Democrata, muitos analistas estão creditando-a a uma combinação de fatores que incluem: uma hostilidade geral contra o establishment político e o partido no poder; a seriedade da crise econômica, principalmente o persistente desemprego; um voto contra os Democratas em geral e contra Obama em particular; e a incompetência dos Democratas de Massachussets.

Este último fator, diga-se de passagem, pode ter pesado mais do que os outros, no final das contas. Aparentemente, Martha Coakley estava tão certa da vitória que nem se deu ao trabalho de se reunir com eleitores, sindicatos, e outros grupos politicos (comicios então nem pensar!). Seu rival, por outro lado, fez uma campanha tradicional, batendo de porta em porta, visitando o estado inteiro, fazendo comicios em todos lugar, beijando bebês, etc.

A imprensa política está em overload hoje, overanalyzing as eleições e coming up com todos tipos de conclusões. Esta matéria do blog Politico.com, por exemplo, está vendo o resultado de ontem como um resumo de tudo que está errado com o governo Obama. Exagero? Talvez, mas o certo é que os Democratas vão passar o resto do mês fazendo muito "soul searching" pra descobrir o que saiu errado...

Nenhum comentário: