terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Eu quero ser DJ




Everybody Dance Now! Nome que batiza o arquivo acima. Não é nada além de um “gancho” que pensei para introduzir alguns leitores que gostaram da entrevista com o superdj Fábio Yamada a esse mundo fascinante.

É como leram na entrevista. Essa é uma carreira que é respeitada por aqueles que a levam a sério.

Suponho que os que querem ser DJ. Seguir carreira e tal... Devam seguir algumas dicas.

Então é o seguinte.

Os pretendentes ao ofício já sabem que, é fundamental duas coisas: responsabilidade e disciplina. Talento? Pode vir depois, com o tempo, dedicação e vontade de aprender.

Nesse especial que montei com apenas um exemplo; no caso, o Chicane: ato eletrônico de música dance e projeto do músico inglês e produtor Nick Bracegirdle; servirá ao propósito a você, pretendente a DJ. Confira atentamente as dicas.

Em primeiro lugar, é fundamental você gostar muito... mas, muito mesmo de música. Todas as músicas. Todos os estilos, ― e, de preferência, aprender os fundamentos básicos de ritmo e melodia.

Se você pensa que já tem esses atributos, ao qual chamarei de talento. Você é um DJ em potencial.

Em segundo lugar, é essencial que você possa aprender as técnicas num equipamento profissional e se você conhecer algum deles (DJ´s). Peça para aprender.

Particularmente pulei essa etapa. Com gilette, cola polar, uma fita cassete virgem, um pedaço de vidro como anteparo, uma régua, e vontade de fazer música; produzi a minha primeira montagem num 3 x 1 da Sony, em 1980. Gravava as músicas da FM.

Passo a passo
Pois bem. Mixar não tem mistério! A caixa da bateria é que dita o pá! O bumbo; determina o pum!

Geralmente nas músicas que nós, DJ´s, tocamos em casas noturnas e festas particulares, são com o seqüenciamento 4 x 4. É a mistura perfeita do pá com o pum!!!

― Não! Não é o som dos convidados que comeram salgadinhos demais na festa!! Rsss.

O segredo é pegar o pá e unir com o pum da outra música. Aprendendo a controlar isso e, ajustando a velocidade para que uma música não seja mais rápida do que a outra; é só concentrar-se num break, ou seja, naquela parte da música que não tem vocal ou instrumentos estridentes; e vá em frente. Você está mixando.

Há a possibilidade, ainda, de se fazer um corte, de uma música para a outra.
Utilizei muito esse recurso na boate La Cage.

Depois, com o tempo, você perceberá que há encaixes perfeitos de acordo com o arranjo de certas músicas, que combinam perfeitamente com a outra e, assim, você começa a estudar o melhor set list que possa ser apresentado para a sua audiência.

Compreenda apenas o seguinte: não se deixe fixar nas amarras de uma boa mixagem. Os melhores DJ´s do mundo não querem saber disso. Eles inovam. Quebram a pista sem medo de ser feliz. Reduzem o ritmo. Impõem outra cadência, de modo a não matar o pessoal num ritmo frenético de duas, três horas seguidas. Convenhamos. Ninguém agüenta.

Nesse especial, demonstro isso na prática.

A seleção exigiu um esforço grande. Os r.p.m´s, ou seja, a cadência de cada música era muito diferente de uma para a outra, o que me obrigou a fazer uma ginástica danada para equalizá-las.
Grande parte dos equipamentos de hoje possuem visores de R.P.M.

Penso que o resultado final dessa aula, ficou aonde eu queria chegar. Até mesmo porque e, principalmente, não tinha pré-escuta. Só feeling de muitos anos de experiência.

Note que a seleção é de matar! Sabem por quê?

― Porque a música tem pernas próprias e sabe nos conduzir.

Em terceiro e último lugar. Com uma hora e tanto nesse set; propositalmente, demonstro o que não se deve fazer: encavalar as batidas. Isso é facilmente percebido pelos que estão, principalmente, dançando na pista.

Para esse problema só tem uma recomendação: ouça bastante a música. Treine; teste outra sequência, estude, enfim, as possibilidades que aquele hit pode proporcionar para os teus ouvintes. E nunca se esqueça: a emoção de virar uma música para a outra com um grave puxando e abrindo “alas” na pista, é sensacional! Nossa recompensa.

Encerro o set com cinco remixe´s de uma mesma música do Chicane: Poppiholla, para demonstrar que, a seleção e bom gosto se ajustam à técnica ou deficiência de equipamento.

Mãos à obra and Everybody Dance!

Que venham muitos DJ´s ao mundo após esse post. O mercado agradece.

Discografia utilizada: http://www.discogs.com/artist/Nick+Bracegirdle

Até a próxima.
DJ VAMP.

6 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Tão perfeito o post, Val, que mereceria receber a tag TUTORIAIS em nossos marcadores. Vc não acha?
Abs

Val-André Mutran  disse...

Farei a inclusão Carlos.
E já estou finalizando a segunda lição.
Vamos ensinar essa molecada a aprender uma profissão.

Edyr Augusto disse...

Muito bom
Edyr

Cléoson Barreto disse...

Olá!
Taí uma coisa que eu sempre quis fazer como hobby. Quando eu era "mais moleque" às vezes colocava música nas festas promovidas pelos amigos. Nada de grandioso, mas a gente se divertia. E eu gostava de fazer isso. Quem sabe eu não aproveito o post e tento fazer alguma "misturagem" (porque mixagem de verdade não sei se sai! :-) ) de músicas?
Você indicaria algum programa pra fazer "misturagem" (pra Linux ou Windows? Quero ver se arrumo um tempo pra me divertir com isso. Um dos pré-requisitos eu acho que já tenho: adoro música!
Um abraço.

Val-André Mutran  disse...

Edyr preciso falar com você.
Mande um e-mail pra mim> valmutran@gmail.com
Abs.

Val-André Mutran  disse...

Maravilha Cléoson. Inteligente como você é, será fácil pegar o jeito, já que você tem o atributo principal.
Eu recomendo para que você mesmo escolha entre três programas que já testei. Vamos lá.
1.o - Virtual DJ
2.o - PCDJ Blue
3.o - BPM Studio 4.0
Qualque um dos três darão conta do recado para suas pretensões.
Particularmente utilizo o Virtual DJ pago.
Os três possuem versões free, facilmente baixadas na internet, porém, sem todos os recursos -- e são muitos -- para o usuário.
Finalmente, farei um outro post aprofundando esse assunto.
Um grande abraço e everebody dance.