domingo, 17 de janeiro de 2010

A imagem do farsante

Para entender o que é entrevistar Duciomar Costa sugiro o filme Frost Nixon. Tem na Fox Vídeo.

A jornalista Rita Soares, uma das entrevistadoras do prefeito de Belém no Diário do Pará de hoje, lançou esta mensagem hoje, em seu Twitter.

O filme, como a própria Rita indicou, está disponível na locadora Fox Vídeo, em vários endereços em Belém. Trata-se de uma película centrada nos bastidores de uma série de entrevistas idealizada e realizada pelo apresentador David Frost com o ex-presidente dos Estados Unidos Richard Nixon.

Apresentador de amenidades, Frost era tido como inadequado para o programa jornalístico que pretendia arrancar de Nixon, poucos anos após sua deposição da presidência norteamericana, confissões sobre o caso Watergate.

Nixon, um político experimentado e perspicaz, consegue levar Frost e sua equipe de produção ao paroxismo da angústia. De início, a entrevista quase se revela um fracasso, dando a Nixon a oportunidade de limpar e polir sua imagem perante o público. Em uma sensacional reviravolta, porém, Frost consegue reverter o quadro e expor o ex-presidente à verdade, com a qual ele não consegue lutar.

O diretor Ron Howard concede a Nixon muito mais do que ele merece. Há um certo encantamento do realizador para com seu personagem, o que, porém, não desmerece o resultado final.

Por aqui, não temos um filme sobre Duciomar Costa, nem David Frost dentre os jornalistas escalados para a empreitada. Mas temos o cinismo do americano revivido e evoluído na persona do alcaide da capital, que debocha de seus administrados até quando trata de graves acusações, como o de ser sócio oculto da Belém Ambiental.

No almoço de hoje, Duciomar Costa deve ter elevado um brinde a si mesmo, creditando-se uma intangibilidade que somente a burocracia e a morosidade das nossas instituições judiciais consegue manter de pé. Mas é bom lembrar que o tempo não para e que nem Nixon conseguiu resistir por tanto tempo à verdade.

4 comentários:

Itajaí disse...

Pô, mal comparando no peso e na medida, a Rita esculhambou com o Nixon.

Alan Wantuir disse...

Caro amigo, Fábio Konder em entrevista recente disse que a democracia nesse país é uma farsa. É por essas e outras que concordo plenamente com ele. Somos um monte de paus mandados dos donos do poder!

Francisco Rocha Junior disse...

Concordo, caro Itajaí. Apesar de tudo, o Nixon merecia comparação melhor.

Alan, só não podemos é abrir mão da democracia.

Abraços.

Telma Christiane disse...

O filme é excelente.