segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Um paraense na OAB federal

É preciso fazer o registro: hoje, toma posse na presidência do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil o advogado e procurador do Estado do Pará Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior.

Desejo ao Ophirzinho, como é conhecido meu colega de profissão e de Serviço Público, sucesso no mandato. Que ele consiga fazer na OAB o que a sociedade espera e o que a história da entidade dela exige.

4 comentários:

Prof. Alan disse...

Que ele olhe pra categoria dos advogados públicos. Hoje estamos à míngua, dependendo quase que exclusivamente de nossas associações para lutar por nossas prerrogativas e por respeito, não temos da OAB nada mais além de alguns desagravos e algumas declarações formais de apoio, que não se traduzem em força política ou ações práticas, não aportam o poder da OAB para a carreira, sempre esquecida, sempre lembrada só nas eleições, e sempre preterida em função da defesa das prerrogativas do advogado privado.

Dou até uma sugestão: que encampe a briga dos advogados públicos pela exclusividade de exercício de cargos de chefia (inclusive consultorias jurídicas de Ministérios) por servidores de carreira. Esse já seria um excelente começo! Temos até pedido de Súmula Vinculante em trâmite no STF, basta aderir à luta e juntar-se a nós na pressão.

Francisco Rocha Junior disse...

É uma verdade, Alan.

A condição de advogado público do Ophir, aliás, o credencia a (ao mesmo tempo que lhe impõe) discutir as grandes questões da categoria e defender seus direitos - inclusive a autonomia administrativa e financeira das PGEs e da AGU, já conquistada pelas Defensorias Públicas.

Vamos ficar atentos.

Abraço.

Romolo Sao payo disse...

Que seja uma gestao abencoada a do querido Ophirzinho.

Francisco Rocha Junior disse...

Que seja, Romolo. Abraços.