quarta-feira, 17 de março de 2010

Quatro belos anos

O Flanar completa hoje os seus quatro anos de existência. É a duração média da maioria dos cursos universitários no país. É mais do que o dobro de todo o tempo de vida de minha filha. É muito mais do que vários casamentos. Enfim, é tempo suficiente para fazer muita coisa.
Em março de 2006 eu ainda não entrara para o fascinante mundo da blogosfera. Acho que ainda nem criara o hábito de ler blogs. Depois que comecei, não tardou a que eu fundasse o meu blog individual, em 31 de agosto daquele ano. Comecei, tomei gosto e não quis mais parar. Estabeleci minhas preferências e, um dia, troquei gentilezas com o nosso editor-chefe, Carlos Barretto. Disse-lhe que o Flanar era minha segunda leitura diária, porque a primeira era o 5ª Emenda. Sem se sentir preterido - porque concorrer com o seria covardia -, ele me devolveu a gentileza, não sei se apenas para me agradar, e disse que poderíamos fundar o clube dos segundos blogs preferidos.
Algum tempo depois, seguindo seus planos de dominação do mundo, formulou o convite para que eu passasse a integrar a troupe, àquela altura composta por três parceiros, sendo ele, o Francisco Rocha Jr. e o "Gui", que saiu posteriormente. Em fevereiro de 2008, tornei-me o número 4 e, com a saída de Gui, o número 3. Depois vieram o Juvêncio de Arruda (que nos deixou tão cedo), o Val-André Mutran e o Scylla Lage Neto. Já em 2010, por fim, recebemos o Raul Reis e o Edvan Coutinho, nossos correspondentes internacionais.
Confesso que até me impressiono de pensar que já se passaram dois anos de minha estada por aqui. Dois anos extremamente agradáveis, já que a companhia é do melhor quilate. Foram muitos debates instigantes, imagens deslumbrantes, informações oportunas e alguns inevitáveis estresses - nunca entre nós, felizmente. Acima de tudo, este é o Clube do Bolinha mais inteligente de que já participei. E disso me orgulho, com gratidão e reconhecimento aos parceiros e aos nossos leitores.
Um abraço imenso a todos e, como já virou rotina dizer por aqui, vamos em frente!

27 comentários:

Raul Reis  disse...

Feliz Aniversário ao Flanar! E muitos anos de vida ainda por vir!!!

Participar deste blog tem sido uma experiencia otima e enriquecedora, alem de ser "a lot of fun", como se diria por aqui...

Carlos Barretto  disse...

Tim, tim, amigos.
Yúdice. Vc como sempre, impagável!
O mundo será sim, NOSSO! Hehe!
Voces ainda me permitiram adicionar mais 2 integrantes. Espero sinceramente, que sejam 2 mulheres. Não entendo a razão de elas serem tão reticentes de entrar neste blog.
Por que será?

Carlos Barretto  disse...

Só uma correção, Yúdice. Em seu post, quando vc aqui chegou, eu em plena atividade de dominação do mundo, vc encontrou a mim, AO ITAJAÏ, ao FRJ e ao Gui. Esqueceste o Itajaí, que vem a ser o meu segundo parceiro aqui no Flanar.
Abs

Yúdice Andrade disse...

Vai ver que a imagem de Clube do Bolinha já se cristalizou na mente do público. Mas confio que duas audaciosas mulheres aceitarão o convite, quando ele surgir.
Novos abraços.

Alan Wantuir disse...

Parabéns pelo niver do blog e pela lucidez dos integrantes e suas respectivas postagens!!!

Val-André Mutran  disse...

Que venham as mulheres para seguirmos flanando.
Avanti guerreiros.

Tanto disse...

Parabéns aos amigos do Flanar, minha 2ª leitura diária, sempre.

Edvan Feitosa Coutinho disse...

Feliz Aniversário ou como dizemos em neerlandês Gelukkige verjaardag!!! Parabéns pelo conteúdo sempre inteligente e democrático. Dar minha pequena contribuição tem sido uma prazeirosa experiência. Muitos abraços daqui de Flandres,ops, daqui da Bélgica.

Francisco Rocha Junior disse...

Sempre digo que me orgulho de fazer parte da equipe. Que venham muitos outros aniversários!

Anônimo disse...

Parabéns a turma todo , sou assíduo.
Abraços
Tadeu

Marise Rocha Morbach disse...

Parabéns ao Flanar, muitos anos de vida! Tim!Tim!

Itajaí disse...

Saúde, amigos! O Flanar segue firme pelos mares da internete. E claro: a todos os leitores que nos visitaram e visitam diariamente. A eles nosso maior brinde!

. disse...

Geeeeeeeeeente, o Edvan está por aqui também??? Que ótimo!!! Adoro o Edvan!

Vida muuuuito longa a este blog. Tão lido, tão confiável, tão engraçado, tão sério, tão sofrido, tão belo, tão reflexivo, tão confidente, tão cupido, tão desagregador, tão tudo!

O Flanar é uma mistura de muita coisa. E é por isso que ele é o que é!

Meus meninos do Flanar, que vocês continuem ilunadamente fantásticos!

Um suuuuuuuuuper beijo da Condessa!
(gostei desse apelido, viu, Itajaí, rsrsrsrs)

PS: E na boa, esse papo de que algum dia tem que ter mulher aqui eu discordo. Tem é que ser Clube do Bolinha mesmo. Já que já me barraram duas vezes, se um dia permitirem uma mulher, vai "rolar muita onda", como diz nosso ilustre deputado Wladimir Costa (ergh!!).
É brincadeira, tá, gente!
Mas, tá, ok. Não nego que morrerei de ciúmes e raiva!!!

Scylla Lage Neto disse...

Vida longa ao Flanar!

Nilson Soares disse...

Felicitações aos escritores do blog!

Abs,

Nilson

Lafayette disse...

Vida, viva, viva!

Parabéns pelo aniversário!

Yúdice Andrade disse...

É verdade, Carlos. Consultei o e-mail que me mandaste na época de minha admissão (sim, ainda o possuo) e o Itajaí já constava como membro. Foi falha minha ao redigir o texto.
Caríssimo Itajaí, perdoe este colega imperfeito!
Nossa, quantos parabéns! Tanta gente boa se confraternizando conosco! E tem gente que acha ruim a Internet!

Itajaí disse...

Ora, Yúdice, sei que às vezes escrevemos enquanto fazemos duas ou três coisas ao mesmo tempo. Daí a termos um esquecimento ou equívoco nessas horas é grande.
Nesse tempo de aniversário é bom recordarmos que o Flanar deriva de uma outra experiência anterior, quando o Barretto ainda gestava seu sonho de dominar o mundo: falo exatamente do Blogue do Barretto.

André Batista disse...

Parabéns pessoal. Vida inteligente na blogsfera. abs!!

Carlos Barretto  disse...

É verdade, Itajaí. Foi quando tu começaste a pintar por lá, e me davas umas cutucadas, que logo serviram para perceber teu talento no novo projeto que se revelou o Flanar. Na época, usavas o codinome Oliver.
E eu, simplesmente Flanar. Depois veio Gui, seguido de FRJ, Juvêncio, Yúdice, Val-André, Scylla e finalmente com Raul e Edvan. E quem não se lembra de nossa primeira tentativa de ter uma mulher por aqui. Foi a Kat. Que fez apenas uma única participação e logo percebeu que o tempo não permitiria que mantivesse a frequência de postagens desejada por nós. Mas deixou saudades.
Vamos continuar em busca de talentos femininos, que venham corajosamente quebrar esta onda de adoradores de carros, futebol, política, arte, literatura, tecnologia e o o escambau! Há espaço para elas sim. Só precisam da vontade de participar e brincar com a gente. E principalmente, agradar leitores e leitoras. O principal alvo de nossa presença aqui. A estes, eles e elas devem estar ligados.
E a vocês, leitores e comentaristas, nossos agradecimentos e homenagens.
Vamos em frente!

JOSE MARIA disse...

Puxa, parece que foi ontem!
Quatro bem vívidos e vividos anos.
Flanar é essencial.
Flanar é preciso, viver não é preciso.
Vida longa para o Flanar e seus flaneurs.
Tintin.
Abraços do


Alencar

Yúdice Andrade disse...

Correto, Itajaí. Só não mencionei o Blog do Barretto, nosso predecessor, porque constituía uma proposta diferente, já que era um produto individual.

Francisco Rocha Junior disse...

Alencar, André, Lafa, Nilson, Leiska, Marise, Tadeu, Tanto, Alan, a vocês e todos aqueles que passam por aqui, agradecemos a preferência.

Continuem vindo. A casa é de e para vocês.

Edyr Augusto disse...

Parabéns, meus amigos. Flanar é minha leitura diária.
Abraços
Edyr

. disse...

Mulher que tenha coragem mais ou menos, né, Yúdice!!! Tem que ser muito mais uma mulher que passe pelo crivo do "Clube do Bolinha".
Quando comecei a namorar com o Carlos, ele me disse que muitos meses antes havia sugerido meu nome para o Flanar e que tinha sido voto vencido. Em janeiro, Val-André sugeriu novamente e o Carlos foi o primeiro a me dizer que era melhor e eu não me meter.
Então...

Já soube de outras histórias de "mulheres barradas". Sempre tem um com algum motivo para dar voto de "não".

Portanto, se é preciso ter coragem, é pra enfrentar o paredão!!

Eu já desisti dele! rsrsrsrsrssr

Beijos, meninos!!!

Carlos Barretto  disse...

Bem.
Este é um tópico que está mais restrito às discussões internas das reuniões de diretoria que fazemos no Flanar. mas já que o assunto foi abordado, sinto-me na obrigação de esclarecer.
Na verdade, sobre o "paredão", dentro do espírito de criação coletiva que rege este blog, ele serve à homens e mulheres indistintamente. Sugerimos um nome, e todos discutem livremente, opinando sobre sua conveniência ou não, baseados em currículos resumidos de suas atividades. É uma coisa meio assim "tosca", reconheço. Mas é a maneira mais democrática que temos de "ir em frente" conforme nosso lema. E discutimos tudo alegremente, numa boa. Devo reconhecer que, em todos esses anos, apenas um nome foi colocado meio "manu militare" de minha parte, pelo qual me desculpei juntos aos flanares. Foi num ímpeto de aproveitar uma oportunidade que o membro havia manifestado. Daí me precipitei e admiti sem consultar os demais membros. Como disse, por isso me penitenciei e me desculpei. Contudo, como um dos integrantes do grupo, aprovamos com meu voto vencido um limite no número de participantes em 10. E me submeti tranquilamente a nova regra, conforme todos os flanares poderão comprovar. Como continuarei me submetendo traquilamente. Tenho a mais absoluta consciência do valor de meus companheiros e da procedência de suas manifestações. Se assim não e comportei um dia, desde ja, Flanares, aceitem minhas desculpas uma vez mais.

Abs à todos.

. disse...

hahahahaha
Égua da resposta formal!!
hahahahaha
hahahahahahha