terça-feira, 4 de maio de 2010

Casa de ferreiro...


No último sábado, 1 de maio, este post, registrou o primeiro acesso ao Flanar feito a partir de um iPad. Utilizando a ferramenta Google Analytics, consultamos apenas os acessos originados de dispositivos móveis, uma novidade da ferramenta de auditagem do Google. Naquela oportunidade, era apenas 1 acesso. Contudo, um atento anônimo compareceu hoje ao Flanar e chamou a atenção para um pequeno mas importante detalhe: na lista de sistemas operacionais móveis, não consta nenhum acesso através do Android. Naquele momento, nem me liguei neste detalhe. Mas o anônimo, me assegura que acessou o Flanar através de seu Motorola Droid.
Refiz a visita agora há pouco ao Google Analytics e obtive nova captura de tela do relatório de acesso originado em dispositivos móveis. E, para meu espanto, apesar do número de acessos feitos pelo iPad ter aumentado para 5, nada do Android.
Devemos concluir então que a equipe do Google Analytics ainda não incluiu em sua ferramenta de auditagem, código que possa detectar o acesso originado pelo Android. E olha que o Android já tem muito mais presença no mercado que o recém lançado iPad, da Apple.

13 comentários:

Anônimo disse...

Pode estar sendo contabilizado como Linux.

Dá uma olhar no user agent de alguns smartphones com Android:

Nexus One Phone
Mozilla/5.0 (Linux; U; Android 2.1; en-us; Nexus One Build/ERD62) AppleWebKit/530.17 (KHTML, like Gecko) Version/4.0 Mobile Safari/530.17

Motorola Droid
Mozilla/5.0 (Linux; U; Android 2.0; en-us; Droid Build/ESD20) AppleWebKit/530.17 (KHTML, like Gecko) Version/4.0 Mobile Safari/ 530.17

Carlos Barretto  disse...

Bem. Neste caso, deve estar "bombando" a estatística de outro relatório. O que elenca os sistemas operacionais de dispositivos não móveis. Mas seria bom eles resolverem isso, não?

Anônimo disse...

Dei uma olhada aqui no Analytics e percebi que há filtragem para Android sim.

Dá uma olhada em Visitors > Bowser Capabilities > Operating Systems.

Carlos Barretto  disse...

Dei uma olhada lá agora mesmo. Mas não aparece nenhum acesso com o Android. Só LINUX.
De qualquer maneira, caberia uma correção, não?

Anônimo disse...

A título de curiosidade, das aproximadamente 1 milhão de visitas únicas feitas ao sítio www.diariodopara.com.br nos últimos 30 dias temos a seguinte distribuição entre plataformas móveis:

2100 -> iPhone
649 -> Symbian
190 -> iPod
111 -> Android
43 -> iPad

Veja a discrepância que ainda existe com relação ao iPhone e Android.

No endereço http://www.diariodopara.com.br/anuncienodiario nós publicamos alguns dados interessantes com relação ao sítio do Diário do Pará (para o público anunciante). O Diário é hoje o terceiro sítio mais acessado da Internet paraense, ficando apenas atrás do pa.gov.br e do ufpa.br.

Esse são apenas alguns dados extraídos da única pesquisa já feita (nós a contratamos), que eu tenha conhecimento, para mapear a Internet paraense.

Anônimo disse...

Vou providenciar alguns acesso com Android e nos próximos dois dias você fica de olho para ver se aparecem.

Carlos Barretto  disse...

Excelente informação, Antonio. Vamos ver sim se nos próximos dias não pinga algum usuário de Android em nossas estatísticas.
Abs

Anônimo disse...

Correção: 1 milhão de visitas, não visitantes únicos.

Anônimo disse...

De novo do Android. Vamos ver se aparece...

Carlos Barretto  disse...

Obrigado, anônimo. Acabei de consultar o Analytics após o seu aviso, e uma vez mais, ele não acusa o acesso via Android.
Que coisa!

Anônimo disse...

Tem que esperar. A atualização ocorre de um dia para o outro.

O anônimo poderia informar o modelo do smartphone com Android?

Carlos Barretto  disse...

É o Motorola Droid, Antonio.

Anônimo disse...

Trata-se de um Motorola Droid (aqui no Brasil chamado de Milestone). Esta msg esta sendo enviada por ele, mas usando o Opera Mini como navegador. Todos os outros acessos foram feitos atraves do navegador nativo dele.
Vejamos se da algum resultado.
PS: desculpem-me pela falta de acentuacao... ainda nao sei como feze-lo...