sexta-feira, 14 de maio de 2010
O antepenúltimo ônibus
Imagem: AFP
Partiu hoje de Cape Canaveral (Florida) o ônibus espacial Atlantis, em sua última missão, levando a bordo seis astronautas para 12 dias de permanência na Estação Espacial Internacional (ISS).
Existem apenas mais duas missões programadas para as naves Discovery e Endeavour antes que a era dos ônibus espaciais norte-americanos acabe de vez, após 30 anos de serviço.
Até que haja uma nova geração de naves americanas, os ianques terão que pegar carona das naves soviéticas Soyuz se desejarem subir à ISS.
Com o cancelamento do programa Constellation (do governo George W. Bush), que previa uma volta do homem à lua até 2020, Barack Obama detém o futuro da exploração espacial em sua caneta.
Marte é o próximo destino, porém não devemos esperar por grandes notícias até 2030.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Há alguns anos atrás, visitei a sala de onde se faz o controle dos lançamentos em Kourou. Bacana.
Alguns anos depois fui convidada a assistir um lançamento. Aceitei, pensando que seria bastante chato. Pois sabe que não foi? Bateu uma emoção tão forte vendo aquela "coisa" se projetar nos céus e ir ficando pequenina até desaparecer no espaço! Ficou melhor ainda quando me explicaram os detalhes de tudo.
A Guiana Francesa tem todo um programa para jovens e adultos que queiram visitar a base, assistir a lançamentos e, principalmente, entender como tudo se faz.Excelente resposta para todos que não acreditam muito na realidade desses nossos "saltos de pulga" no universo!
Abs cordial, Rz
Deve ter sido emocionante, Rz.
Lamentavelmente não temos nada parecido e nossos jovens envelhecem sem "educação espacial".
Nem a Base de Alcântara voltou a funcionar regularmente, pelo menos que seja de meu conhecimento.
Abs.
Postar um comentário