quinta-feira, 8 de julho de 2010
Brigam Espanha e Holanda
Milton Nascimento compôs Um cafuné na cabeça, malandro, eu quero até de macaco em parceria póstuma com Leila Diniz, musa brasileira dos anos 60/70. A música faz parte do álbum Sentinela, de 1980, um dos mais belos da carreira do compositor carioca de alma mineira.
Tenho para mim que a música tem algo de fantasmagórico. Causa estranheza ouvir Leila, na versão do disco – infelizmente, ela não aparece na versão em vídeo que encabeça esta postagem –, após anos de sua morte trágica em um acidente de avião, na Índia. Aumenta esta impressão o uso da gravação original, sem filtros, que deixa ruídos junto à voz. Parece coisa do além, como se dizia na minha infância.
Milton e Leila falavam de uma guerra entre Espanha e Holanda pelos direitos do mar. A letra se refere, possivelmente, à chamada Guerra dos Oitenta Anos, por meio da qual a Holanda se libertou do domínio espanhol, no século XVI. Não poderiam saber, obviamente, que décadas depois de lançada a canção, Espanha e Holanda voltariam a se enfrentar pelo domínio de um novo território – um território subjetivo, desta vez, no imaginário esportivo de bilhões de pessoas.
_____________________
Nota: Para saber um pouco mais sobre Leila Diniz, recomendo esta excelente texto do escritor brasileiro Jeocaz Lee-Meddi.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário