domingo, 4 de julho de 2010

Um sonho de trabalho?


Tom Pennington/Getty Images
Para aqueles que sonham com uma nova maneira de trabalhar, fora de qualquer padrão convencional, há um artigo interessante na edição dominical do The New York Times analisando esta nova tendência de prestar seus serviços. Trabalhar fora do ambiente corporativo, que pode inclusive ser dentro de casa.
Algo que exige investimento pessoal em computação móvel, além de conectividade de boa qualidade por parte de operadoras privadas além de segurança pública efetiva garantida pelas autoridades.
E certamente, que você escolha o ofício perfeito, que seja compatível com este cenário. Algo ainda bastante longe do factível em países do terceiro mundo.
Mas existem vantagens e desvantagens. Imagine-se trabalhando em meio às inúmeras demandas do ambiente doméstico. Ou mesmo ser acionado para analisar e opinar sobre um projeto em qualquer hora do dia. Há que se pensar que o ambiente de trabalho, pode acabar mesmo sendo o melhor para concentrar suas habilidades.

4 comentários:

Itajaí disse...

Barretto, essa é uma tendência que se consolidará. Não sei quando no Brasil, e principalmente no setor público. Eu considero que alguns setores dele podem funcionar sem problemas por esse modo, mas falar nisso é um sacrilégio aos ouvidos de alguns (mas) ignorantes.

Dani Ledo disse...

Conheço quem tem um emprego desses: pode produzir em qualquer lugar do mundo, nao precisa estar preso em lugar algum. Só de uma internet decente.

Anônimo disse...

O Christiano trabalha essencialmente em home office e compartilha no blog pessoal dicas valiosas: http://christiano.me/category/home-office/

Alguns colegas, especialmente desenvolvedores de software, já estão prestando serviços até mesmo para fora do país.

O home office é uma tendência interessante realmente e com potencial para revolucionar não apenas as relações de trabalho como também provocar impacto importante em áreas como transportes, redução de emissões e consumo energético, dentre outras.

JOSE MARIA disse...

Meus caros Barreto e Itajaí,

O teletrabalho está chegando no serviço público mais rápido do que eu esperava.
Eu já sou um teletrabalhador a tempo parcial (quem tem Gmail com bate-papo ativado pode acompanhar meu status TRABALHANDO (no Tribunal) e TELETRABALHANDO (em casa).
No Tribunal de Contas da União os auditores já estão desde ano passado em regime de teletrabalho.
Logo logo teremos algo como a desterritorialização do trabalho (como já ocorre na SEMCO) também no setor público.