domingo, 5 de setembro de 2010

Brasil para Iniciantes I

O Brasil está mesmo na crista da onda na Europa, como se dizia nos anos 70. Uma das mais prestigiadas TVs da Bélgica, o canal Canvas, começou a exibir 10 documentários sobre o nosso país. É a série Brasil para Iniciantes (Brazilië voor Beginners) e está sendo exibida em horário super nobre (21h15), uma vez por semana, até meados de novembro.

Como o Canvas exibe um grande número de produções da BBC inglesa, os documentários sobre o Brasil com certeza ganharão em breve outras telas na Europa. O formato é muito interessante: dez personalidades belgas, especialistas reconhecidos, mostram um pouco da realidade de suas áreas de atuação no Brasil. É o caso de professor de Direito Canônico, Rik Torfs, que aparece nessa foto acima, num pau-de-arara junto com romeiros no interior da Bahia, no episódio que vai ao ar no próximo dia 9 de setembro.

A cicerone brasileira que acompanha os belgas é a jornalista brasileira Daniela Rocha (ex-Folha de S.Paulo, Revista Bravo). A idéia é mostrar o país além dos clichês, com foco centrado no cotidiano e nas relações sociais. O primeiro episódio, gravado no Rio de Janeiro, foi a estréia da série na semana passada. O advogado, especialista em Direito Penal, Jef Vermassen, subiu o morro para mostrar um projeto social, sobrevoou a cidade no helicóptero do Grupo Aéreo Marítimo da Polícia carioca, foi ao campo para mostrar um acampamento do MST, mas também foi ao Tribunal de Justiça do Rio para acompanhar como a Justiça brasileira funciona, ou melhor não funciona. As cenas de um simples julgamento formaram uma sequência chocante até mesmo para nós brasileiros, que achamos ter consciência do que se passa no Poder Judiciário. O advogado da defesa saía da sala de audiência várias vezes, lanchava em pleno tribunal e cochichava no ouvido do juiz, enquanto o promotor fazia sua intervenção. O especialista belga resumiu tudo numa frase: “Isso é um teatro”.
Claro que esse primeiro episódio dividiu a opinião dos brasileiros que moram na Bélgica. Mas, no fim, todos nós concordamos que a produção do Brazilië voor Beginners mostra o país de uma maneira que dificilmente uma TV brasileira ousaria.

Nenhum comentário: