terça-feira, 7 de setembro de 2010

Radiohead “de grátis”


Radiohead em SP

Durante show do Radiohead em Praga, em 2009, mais de 60 pessoas filmaram com suas próprias câmeras a performance da banda britânica e editaram um vídeo de download gratuito.
O próprio grupo acabou por apoiar a iniciativa, cedeu o som e agora divulga o link para download em seu site.
O resultado ficou muito curioso, como gravação (pelos vários ângulos) e como marketing (gesto pra lá de simpático da banda).
Baixe aqui e curta.

3 comentários:

caio disse...

Bom, isso não é novidade.

Estive no show deles em São Paulo. Um dos espectadores, posteriormente, reuniu diversos ângulos de várias gravações que pegou no youtube e editou vídeos da apresentação, de todas as músicas. Procure no google, no orkut e no youtube por "Projeto Rain Down".

Ele chegou também a juntar tanto o áudio das gravações dos fãs (que enaltecem o grito da galera) com o disponibilizado na parte oficialmente gravada pelo staff da banda, dividindo em dois canais. Ficou muito interessante. Pena que só pôde ficar justamente para os vídeos em que a versão oficial foi divulgada.

Detalhe crucial: em momento algum ele quis alferir lucro. Fez na maior boa vontade... chegou até a aparecer na UOL e na MTV.

Eis uma amostra do que ele fez, em soundboard, do clássico Fake Plastic Trees: http://www.youtube.com/view_play_list?p=864F26DE907B5578&playnext=1&v=ELjp5vktzKs

Ele se baseou na iniciativa de outros. O Nine Inch Nails, parece, chegou a divulgar vídeos baseados nas gravações feitas pelos fãs nos shows.

caio disse...

Ops, acho que o link é esse http://www.youtube.com/watch?v=ELjp5vktzKs

Scylla Lage Neto disse...

Caio, grandes dicas - valeu!