segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Conheça o novo "bunker" do Wikileaks



A princípio parece um Datacenter como outro qualquer. Pilhas de poderosos servidores rack mounted, no breaks de alta potência, sistema de resfriamento de alta tecnologia, sala cofre e geradores de energia em duplicidade. Tudo para gerar disponibilidade de informações 24 x 7. 
Mas o Bahnhof Datacenter que agora hospeda os arquivos do Wikileaks (banidos dos servidores da Amazon.com), está instalado no interior de uma montanha, construído para resistir aos tempos da guerra fria. Veja o vídeo da CNN e conheça aquilo que já está sendo chamado de Wiki Cave.

2 comentários:

Itajaí disse...

Deves ter ouvido falar da Library of Medicine. Fica nos arredores de Washington-DC. Lá está toda - toda, e diariamente atualizada - a memória científica médica, com acervo físico e digitalizado. A área é de segurança nacional.
Estive lá e me foi explicado, por exemplo, que o edifício, projetado ainda na Guerra Fria, está programado para colapsar e mergulhar terra adentro, levando consigo todo o seu acervo informacional, acaso houver um ataque nuclear sobre a capital dos EUA.
Esse troço aí do Wiki-Cave é fichinha.

Carlos Barretto  disse...

Fantástica a sua descrição do lugar. Juro, que só por ela, já anotei na minha lista de necessidades/prioridades de viagem.

Abs saudosos