domingo, 9 de janeiro de 2011

As melhores capas de HQ's de 2010


















Sou consumidor esporádico de Histórias em Quadrinhos (HQ's). Compro-as quando, especialmente a capa, me chama a atenção. Não raramente, o conteúdo é absolutamente complexo, com linguagem inovadora e fascinante, no sentido pleno da palavra.

















Histórias com complexidade psicológica para divã de analista. Desfechos brutais, a anos luz de distância de qualquer outra linguagem do mundo do entretenimento. Ou seja, as inovadoras HQ's, simplesmente não têm concorrência em qualquer outra forma de expressão multimídia.

















Notamos um certo desconforto naqueles que não entendem "bulufas" de HQ's – adultas, ressalto –, uma vez que por ignorância, o crítico mais apressado considere-as, como obra de arte menor, descartável e sem valor artístico.

















Esse crítico acidental, está fadado a morder a língua, quando descobrir que algumas edições clássicas de HQ's, chegam a atingir cifras de milhares de centenas de dólares quando vão a pregão; invariavelmente quando da morte de seus colecionadores. Providência de herdeiros falidos ou em dificuldades econômicas.
















Para quem quer uma objetiva definição sobre o que é a HQ, acesse o Cultura HQ!. Um blog especializado no assunto e bastante interativo.













Outra dica, é o Comic Book Resources, considerado pelos amantes de HQ's, um Farol no meio do Mar escuro e aterrador de algumas editoras sem qualidade.
















Influência –
A influência na cultura pop das melhores editoras de HQ's, há alguns anos, resultou em bons negócios. Um interessante link com a indústria cinematográfica e com grandes redes e produtoras de televisão americana e japonesa, rende milhões de dólares em royalties e licenças de produtos mundo afora às editoras e seus licenciados. Tirando-as da falência certa, com a queda das vendas, a partir dos anos 80's.
















Escolhi essas capas para demonstrar o quê expressei acima. O link dá acesso à 51 capas das melhores capas de HQ's de 2010, r
epresentando o trabalho de cerca de 46 artistas diferentes (mais inkers, coloristas e desenhistas) de nove editoras.




















Artistas badalados como Chris Bachalo, Dave Johnson, Sean Phillips e Yuko Shimizu são reunidos na lista deste ano com "novos", –e, diria, promissores nomes como: Kody Chamberlain, Camilla D'Errico, Reeder Amy e Weing Drew. (Você pode folhear a lista dos anos anteriores aqui e aqui).
– Consuma com moderação! Ok Dr. Scylla Lage Neto? Rssss.

6 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Moderação, Val-André???
Por uma boa HQ eu sou capaz até de me endividar.
Ainda hoje comprei um livro interessante, Poema em Quadrinhos do italiano Dino Buzzati, cuja digestão vai começar agora mesmo.
Um abraço.

Val-André Mutran  disse...

Sei que vc é Colecionador criterioso. O asf@web me recomendou, "A Liga Extraordinária."
Que tal? É bom mesmo?

Breno Peck disse...

Bem, eu recomendo. História boa, cheia de referências literárias da revolução industrial. Tipo de obra que te dá a sensação de descoberta de um novo mundo, que rende muitas e muitas outras histórias. O roteiro é até simples, mas… é Alan Moore. Sem mais.

Rz disse...

Sou suspeita para falar, mas tudo que tem a participação do Alan Moore é interessante. Tudim!
O cara é, realmente, genial! Os roteiros, o perfil das personagens, os efeitos de "mise en page" e de "misen scène" - alguns exemplos, brutos, estão incluídos nessa mais recente edição da Liga - são clássicos na história das histórias em quadrinhos. Não é à toa que a "Liga" e, principalmente "Watchmen" e "V de vingança" possuem uma legião de admiradores(as) fanáticos(as).

Recomendo vivamente duas HQs, mesmo se uma delas, por ter sido editada no Brasil em preto e branco, perdeu muito de sua expressividade:
- Emanuel GUIBERT. A guerra de Alan. Zarabatana Books.
- Christophe BLAIN. Isaac o pirata. Conrad. (É essa que editaram os primeiros volumes em preto e branco).

Uma curiosidade: por que "HQ's", com esse "'s"? Vejo isso em várias abreviações em português e não consigo entender o motivo.
Abs cordial, Rz

ASF disse...

"As Aventuras da Liga Extraordinária" e não esqueça de "Marvels", no outro extremo.

Scylla Lage Neto disse...

Sim, Val, é diversão garantida.
Ótima pedida para as chuvas do planalto.
Abs.