sexta-feira, 4 de março de 2011

Quem se lembra da "Betty Blue"?



Mais importante ainda: Quem se lembra da bela trilha sonora de Gabriel Yared para o filme "Betty Blue"? Eu ouvi aquele CD tantas vezes, se fosse vinyl teria feito um buraco! O filme de Jean-Jacques Beineix, com Béatrice Dalle e Jean-Hugues Anglade, marcou o ano de 1986 (1987?) pra muita gente. O filme causou um frisson, por ser tão abertamente sexual e "stylish". A trilha sonora também foi muito marcante pra muita gente na época. Gabriel Yared tornou-se famosissimo depois, fazendo a trilha sonora para "Camille Claudel", "Cold Mountain", "The Lives of Others", e muitos outros filmes. Ele ganhou um merecido Oscar pela trilha do "The English Patient".

Eu achava que a trilha sonora do "Betty Blue" era uma mania brasileira, ou mais precisamente dos brasileiros cinéfilos dos fins da década de 80. Conversando com amigos americanos, fiquei surpreso em saber que todos da nossa geração também conheciam o filme, e muitos são loucos pela trilha sonora. Quelle belle surprise!

5 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Realmente, Raul, Betty Blue entra em qualquer lista de filmes cult dos anos 80.
A trilha sonora é perfeita e Béatrice Dalle certamente habitou os sonhos de muitos jovens humanos naquela época.
Inclusive os meus.
Um abraço.

Raul Reis  disse...

Ouvi a trilha sonora novamente, há umas duas semanas, e descobri que ela "envelheceu" muito bem, continuando a ser a obra-prima que eu lembrava...

Scylla Lage Neto disse...

Raul, há algumas semanas o Lafayette fez um comentário interessante aqui no blog sobre as vantagens de não se ver alguns filmes do passado, principalmente aqueles que nós adorávamos.
Acho que ele tem razão.
Abs.

Edyr Augusto Proença disse...

Comprei uma versão do diretor, com bem mais tempo e cenas que haviam sido cortadas. Muuuuito legal! Procurem!
Abs

Raul Reis  disse...

Obrigado pela dica, Edyr. Vou procurar e espero encontrar por aqui.