quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Tim agora é 3G em Belém


Em Belém, usuários do serviço TIM Web (banda larga móvel), já devem estar experimentando uma grande diferença na velocidade do serviço. É que desde ontem, na virada da tarde para a noite, a TIM finalmente habilitou sua rede WCDMA (3G).
Agora, os proprietários de iPhones vendidos pela operadora, poderão também fazer valer a pena seu investimento.
Mas atenção! Quanto ao serviço TIM Web, somente os que adquiriram os minimodems mais atuais, poderão usufruir da boa velocidade da rede 3G. Os proprietários de modems mais antigos (compatíveis apenas com a finada rede EDGE), infelizmente, terão que adquirir outro equipamento.

--------------------------------------------------------------------------------------
Atualizada às 18:30 h

Informação de leitor do blog, confirmadas pelo poster, dão conta de que na verdade, a rede da TIM ainda está utilizando a tecnologia EDGE.
É possível portanto que sejam testes realizados pela operadora.

13 comentários:

Unknown disse...

Prezado blogger,

É vero?

No meu , estamos as 15:30 hs ainda não entrou o 3G que identifica o serviço.

Continua Tim E .

E aí?

Carlos Barretto  disse...

Boa tarde, Francisco.
Ontem estava 3G. Fiz downloads, naveguei em ótima velocidade durante boa parte da noite, em um local próximo a Av. Almirante Barroso.
Se não está agora, pode ser que tenha sido apenas testes da TIM.
E eu fui premiado com a ótima qualidade da conexão. Infelizmente estou sem o modem neste momento. Mas liguei agora mesmo para minha esposa que o está utilizando, e ela confirma o que vc diz. Lá em Ananindeua, está EDGE.
Sugiro que vc entre em contato com a TIM e traga de volta algum retorno para nós.
De qualquer maneira, sendo usuário da porcaria da rede EDGE da TIM, fico feliz ao menos em saber que a 3G está chegando.

Abs

Anônimo disse...

To com meu N95 recebendo sinal 3G na frequencia 2100 MHZ... e as "barrinhas" de sinal estão completas ^^ (pena que não tenho 1 cent. de crédito).
É pessoal, está pra chegar =]

Anônimo disse...

vou dah o meu comentario. Fui ontem numa loja da (Big ben) onde tem tim perto da Unama Alcindo Cacela e a mulher me informou q o 3G já estava em fase de teste para belém. Não acreditei nela, e como moro em Ananindeua, mas precisamente, na Cidade Nova, levei pro meu trabalho o modem e meu notebook. Conectei lá, sendo q trabalho na generalissimo, pra minha surpresa minha conexao nao constava mais EDGE TIM e sim WCDMA e as vzs HSDPA TIM. Segue link para vcs verem http://img213.imageshack.us/my.php?image=imagemvelocidadelo1.jpg tenho 1 porcaria de conexao q nao chega no maximo a 150kbps e no trabalho tava indo a 1000 e no minimo 800kbps. Se alguem tiver alguma ideia qdo irá ter 3G em Ananindeua, gostaria de saber

Carlos Barretto  disse...

Fala Pedro.

Obrigado por dar uma passadinha aqui. Realmente sua pergunta, só quem pode responder é a operadora. Mas ouve-se falar que OFICIALMENTE, o 3G da TIM só estaria plenamente operacional, por volta de março.
Quanto a região de Ananindeua, a TIM chega com sua rede EDGE, mesmo que precariamente, até na altura de Benevides. O que não acontece com a Claro, que já nasceu totalmente 3G e nem atinge alguns bairros de Belém ainda. (Não sei das outras operadoras. Quem sabe, outros usuários não poderiam informar?).
Quanto as velocidades que vc informa, devem ser reais. De fato, esta tecnologia, para manter as velocidades máximas, deve contar com uma base instalada de antenas 3G suficiente para manter a área de cobertura.
É possível, penso eu, que de fato, a TIM ainda esteja providenciando isso. Mas nem se afobe.
Nem a Claro ainda consegue esta façanha. Portanto, melhor aguardar. Até mesmo porque não existem muitas alternativas de banda larga de custo acessível fora da área metropolitana de Belém. Com excessão de Salinas, onde as operadoras se apressam para garantir boas velocidades aos "bacanas".
Quer saber? Por enquanto, é tudo uma boa porcaria mesmo.

Abs

Jhonatan Passó disse...

Olá pessoal, tenho muitos amigos que só faltam chorar quando falamos no tim web. Bom, como vcs ja mencionaram a claro, não custa nada eu falar do VELOX 3g, pois não tenho nada a reclamar da oi. No site oi, apenas bairros de belém dizem ter cobertura 3g, mas seja em marituba, ananindeua e qualquer lugar da região metropolitana de belém o 3g da oi não fica a menos de 800kbps. recomendo quem queira um bom serviço, ja a tim espero melhoras para meus amigos, porém ainda que no site da tim diga que tenha cobertura em apenas 6 bairros de belém fico ancioso para saber mais, quem sabe daqui a alguns anos eu troco pra tim, mas por enquanto estou mais do que satisfeito com a minha operadora!!!!
Boa sorte aos clientes tim web.

Anônimo disse...

Hojé é 1º de abril(dia da mentira) e nada dessa rede chegar, to no EDGE ainda, moro na Marambaia, perto do shopping castanheira, me digam por favor, tem rede 3G ai no centro? pq aqui ñ! Egua, a tim disse q ia chegar no fim de março e nada... affe!

Carlos Barretto  disse...

Pois vai continuar o dia da mentira, anônimo. A Tim até agora, só garante acesso 3G em alguns poucos bairros centrais de Belém. Dá uma olhada no sítio deles e procura por cobertura.

Abs

Anônimo disse...

A rede então vai chegar aos poucos? Ou vai parar por aí, só no centro?
Se alguém souber responda: Quanto tempo pra chegar aqui no meu bairro caso expanda... Abraços!

Anônimo disse...

Satisfação! Foi oque tive ao contratar o plano da Claro 3G sendo que atualmente estou morando no 40h prox. da rotatoria c/av. Independencia. O plano é de 250kbps eo meu modem sony ericssom MD300 registra uma conexão que oscila entre 275 e 295 kbps. Pra quem contratou 250 é otimo não??? Pesquisei bastante antes de tomar minha decisão, me informei das promoçoes de cada operadora e conclui o seguinte: A Tim na minha area só tem sinal EDGE constatei isso ao testar o modem de uma amiga que mora no satélite. Ela paga por teóricos 600kbps e na prática não passa de 200kbps, não vale a pena. A OI já foi logo dizendo que em Ananindeua a cobertura era limitada,descartei. A Vivo diz que tem uma cobertura total na RMB porém o preço é salgado, R$ 119,00 mensais e sem falar que quando se ultrapassa o limite de 2Gb a conexão dispenca pra 128kbps,ninguém merece. Então só me restava a claro que tim um preço atraente porém uma velocidade relativamente razoavel de 250 mas eu contratei. depois de 24h de espera comecei a usufruir de uma conexão estavel e ra´pida e sem falar que já fiquei quase 48h conectado direto baixando arquivos,tenho conta premium, e já até ultrapassou os 15Gb(isso é que é realmente ilimitado) com certeza. Se fosse na vivo quando chegasse em miseros 2Gb minha conexão dispencaria vejão só. Então pelo melhor custo benefício a Claro cai como uma luva, comecei a usar em 15 de março 09. Obs. desde sabado(25/04) minha conexão esta entre 145 e 165kbps,deve ser por causa do tal do "Traffic shapping" pois fico conectado direto e a noite vou dormir e o computados direto baixando, deve ficar assim até o fim do mes. No mais to satisfeito.

Wilson- cwilsal79@yahoo.com.br

Carlos Barretto  disse...

Nesta seara, as coisas parecem bem dinâmicas, né Wilson. No fim-de-semana passado, e em outros, fiquei quase a noite toda sem rede de dados da Claro. E isso, no bairro do Marco onde normalmente consigo boa conexão.
Mas sou obrigado a concordar com vc.
Contudo, em Mosqueiro, ao menos no Murubira, a Claro vem pegando de 100 a 0 da Tim, que mesmo com seu Edge, ao menos permite uma precária conexão, capaz de fazer vc ler seus e-mails. Nada mais.
Já a Claro, nem conexão permite.
Tempo. Precisamos de tempo.
Tsc, tsc, tsc

Abs

Nilson disse...

Sejamos realistas, o sinal 3G da Tim, com o perdão da palavra, é uma merda, sendo que esse sinal só existe nos bairros do centro da cidade. Utilizo os serviços da tim web a um bom tempo e não vejo melhora do sinal 3G em Belém. Espero que daqui para o próximo semestre a tim mostre o minimo de respeito com os clientes que compram o aparelho na esperança de usufruir de uma internet decente e procurem expandir o sinal 3G

Anônimo disse...

tem um modem 3g e minha velocidade é de 1Mb.. mas não consigo conectar a 1MB aqui em São Bras, só a 300kbps... transferencias de no máximo 20kbps.. uma vergonha.. assinei 1mb e só transfiro a essa velocidade.