domingo, 6 de março de 2011

Um acervo estupendo

Agência Câmara/Imagens



















Além de sua estupenda biblioteca que somada ao do Senado Federal é uma das mais importants do mundo, a Câmara dos Deputados reúne uma das melhores coleções da América Latina de objetos de arte do Brasil.

São quadros, tapetes, esculturas, vasos, mobiliário e até jóias de origens as mais diversas.

É protocolar um novo embaixador à serviço no Brasil, visitar o presidente da Casa e presentear a instituição com objetos marcantes da cultura do país representado.

Eis um exemplo. Qiu Xiaoqi (embaixador da China) entrega vaso chinês como presente ao Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, no último dia 01 de março de 2011.

Quem percorre as dependências da Casa, certamente já deve ter notado o colossal tapete chinês que ilustra as muralhas da China, na rampa de acesso ao corredor de acesso ao Salão Verde. Outra beleza de trabalho.

-----------

Atualizando às 7h05.

E não é que a Câmara dos Deputados resolveu fazer uma exposição sobre os "Presentes Protocolares".

No Catálogo do Acervo de Presentes Protocolares do Museu da Câmara dos Deputados, apresentam-se 141 objetos oriundos de 64 países de quatro continentes, incluídos aqueles ofertados por associações e entidades brasileiras. São peças representativas da história, da cultura e da arte que compõem um belo e substancioso painel da riqueza humana, das diferenças que nos caracterizam como nações e nos definem como sociedades. Não por coincidência, acha-se esse conjunto em uma instituição que, a par das leis que elabora, cumpre hoje uma importante agenda no campo da diplomacia parlamentar, em que lideranças políticas nacionais e estrangeiras se encontram em nome da amizade, do respeito e da cooperação que devem prevalecer nas relações entre os povos.

Se você vier à Brasília, visite a exposição. Na internet, você pode avaliá-la aqui.

Nenhum comentário: