sábado, 9 de abril de 2011

Um mês de uso do TomTom Car Kit para iPhone

Adquiri a cerca de 1 mês, um acessório para o iPhone, que há tempos estava na minha lista de objetos do desejo. Ainda não tinha feito nenhum post a respeito, para exatamente poder opinar sobre o produto após um uso mais cotidiano. Trata-se de uma atitude mais honesta na avaliação de produtos que envolvem o uso de GPS veicular. Há defeitos que só aparecem após um certo tempo de uso. Sendo assim, vamos ao review.

O produto em questão é o Tom Tom Car Kit para iPhone
Apresentado ao mundo com estardalhaço, simultaneamente ao lançamento do iPhone. A empresa holandesa Tom Tom já é conhecida, especialmente na Europa, como um importante fabricante de GPS's veiculares. Nem chega a ter tanta significação nos EUA, onde fabricantes como Garmim e Maggellan já dominam há algum tempo o mercado de equipamentos veiculares e profissionais. Mas por alguma razão, ela firmou uma sólida parceria com a Apple, sendo vitrine de lançamento do iPhone.

Na embalagem, além do produto, encontramos 1 disco plástico adesivo, para quem desejar fixar o produto na horizontal, junto ao painel dianteiro do veículo. De outra maneira, o produto nativamente é feito para se fixar no pára-brisa dianteiro, na vertical, com auxílio de uma poderosa ventosa associada ao conjunto. A fixação, parece ser mais permanente e segura na segunda hipótese. Na fixação horizontal, com o disco adesivo, o equipamento se soltou algumas vezes. Está incluído também um carregador USB, que deve ser conectado ao antigo acendendor de cigarros do veículo, garantindo também o carregamento da bateria de seu iPhone.
Há também - e isto é uma novidade nas versões mais atuais - uma pequena haste plástica adesiva, que se fixada no local adequado conforme o manual de instruções, garante total compatibilidade com o iPhone 4. Os demais iPhones, são compatíveis sem a necessidade de instalar o pequeno adaptador.
Na lateral direita do gadget, há duas entradas: uma mini USB onde é conectado o carregador e outra P2 Stereo, que se conectada a entrada P2 Stereo de seu som veicular, garante a reprodução das músicas do seu iPhone, bem como as instruções do GPS em tempo real. Na lateral esquerda, um controle de volume.
No hardware embarcado encontramos alto-falantes de maior potência na parte traseira (para uso do "Viva Voz Veicular" quando habilitado.  Além disso, um chip GPS de maior potência garante uma maior precisão de GPS do que o encontrado no iPhone. Muito embora, o chip disponível no iPhone 4, já seja suficientemente preciso do que o encontrado em versões anteriores.

A instalação é estupidamente simples. Basta fixar o Car Kit da maneira que mais preferir, conectar o carregador, e em seguida, encaixar o iPhone a princípio no conector inferior, travando-o ao conjunto na parte superior, após um singelo click, indicativo do encaixe correto e seguro. Se tiver o cabo P2 Stereo (vendido separadamente), este deve ser conectado ao aparelho e em seguida a entrada semelhante em seu som veicular.

O equipamento garante compatibilidade nativa com aplicativos gratuitos de GPS para iPhone. Entre eles podemos citar Google Maps, Google Earth entre outros, desenvolvidos por terceiros. Alguns, com versões igualmente gratuitas. Contudo, é óbvio que o produto só é completo, se adquirirmos uma aplicação da própria Tom Tom, com os mapas mais atuais que você desejar. Para nosso país, apenas recentemente a Tom Tom disponibilizou na App Store BR o Tom Tom Brasil (cerca de 50 dólares, 203 mbytes). Contudo, se desejar mapas de outros países, a Tom Tom também possui aplicativos para os EUA (U$ 50), EUA & Canadá (U$ 60), EUA & México (U$ 60) e Western Europe (U$ 90). Como podem ver, o único país da América Latina com mapas disponíveis pela TomTom na App Store BR/EUA, por enquanto é o Brasil. Contudo, visitando o website da empresa, observamos que além de inúmeros outros países da Europa, estão incluídos também Argentina e Uruguai.

Sendo assim, iniciamos o uso continuado do equipamento pelo período de 1 mês, onde podemos observar os seguintes detalhes:
  • Belém com mapa desatualizado - este é o mesmo problema enfrentado pela esmagadora maioria dos equipamentos de GPS embarcados com mapa do Brasil. Ruas com sentido não indicado, ou mesmo indicado na direção errada, logradouros inexistentes, entre outros problemas que fazem qualquer equipamento GPS ser um auxiliar não exatamente confiável. Contudo, a TomTom disponibiliza o recurso Map Share, onde usuários de todo o mundo corrigem e compartilham as correções para seus mapas, aumentando a confiabilidade coletiva na solução.
  • Pode ser utilizado no modo "retrato" ou "paisagem" no iPhone. Contudo, o equipamento, com os sacolejos do veículo, costuma frequentemente voltar ao modo retrato, não havendo como mantê-lo na posição paisagem (mais panorâmica), sem fixá-lo horizontalmente no painel, utilizando o disco adesivo.
  • Recuso Viva-Voz extremante útil e funcional. Enquanto navega pelo GPS, se receber alguma ligação telefônica, o software paralisa qualquer atividade e lhe dá a opção de atender a ligação de modo totalmente "hands free". Muito legal! Contudo, é um recurso 'bluetooth". Em outras palavras, cada vez que reconectar o iPhone ao equipamento, se desejar utilizar o Viva Voz, deverá executar o pareamento bluetooth com o Car Kit. Um saco!
  • O software TomTom Brasil e os demais, possibilitam que você possa escutar as músicas de seu iPhone enquanto navega. Mas para isso, será necessário conectar o cabo P2 Stereo (não incluído) a seu som veicular. 
  • Ruídos desagradáveis durante a reprodução de áudio - eis uma característica comum a qualquer equipamento que necessita do acendedor de cigarros de seu carro para carregar a bateria. Nunca vi um que não apresentasse esta inaceitável característica. Sendo assim, se utilizar o equipamento para ouvir música, tenha em mente que se aumentar o volume, irá ouvir muito mais que o puro e cristalino áudio digital. Nem queira imaginar como são reproduzidas aquelas músicas mais serenas, com jeitão "unplugged".
  • Muito cuidado com o sofisticado mecanismo de travamento da ventosa ao pára-brisa dianteiro. Se você girar o travamento no sentido contrário e forçar, ele simplesmente desmonta. Isso me aconteceu logo no primeiro dia. E fui obrigado a um esforço de engenharia reversa para montá-lo novamente, deixando-o apto ao pleno e confiável funcionamento. Lembre-se: sem a fixação do equipamento no veículo, o TomTom Car Kit de nada servirá.
Não há como não haver uma certa preocupação quanto ao uso de um produto como este em nossas violentas metrópoles. Os GPS's veiculares já chamam a atenção o suficiente. Nem queiram imaginar, um equipamento que utiliza um vistoso e desejado iPhone. Há que se ter bom senso em sua utilização, evitando a exposição contínua do produto. Contudo, seu uso no exterior, para quem tem o hábito de alugar veículos, é de uma utlidade sem precedentes. Mas é bom que se leve em consideração outras propostas dedicadas, neste propósito. Levando em conta que o TomTom Car Kit sai por 100 dólares nos EUA, ou inacreditáveis 500 reais no Brasil (sem incluir os 50 dólares do App), há de se convir que ele não é e talvez nunca será a melhor escolha em alguns cenários. E devo finalizar que é bastante difícil encontrá-lo nas lojas mais afamadas do e-commerce brasileiro.  Assumi um certo risco em encomendá-lo de uma pouco conhecida loja de acessórios veiculares na Rua Augusta, em São Paulo.

Nenhum comentário: