sexta-feira, 13 de maio de 2011

Como pensam os cães


Imagem: Stanford University

O entendimento do funcionamento do cérebro de mamíferos “inferiores” a nós, primatas “evoluídos”, talvez possa ser de grande utilidade para o desenvolvimento de técnicas diagnósticas ou mesmo terapêuticas a serem aplicadas nos humanos num futuro breve.
Quão inteligentes são os cães? Eles podem processar informações de modo parecido ao nosso?
A questão é complicada, começando pelo ceticismo exacerbado que envolve as pesquisas sobre inteligência dos cachorros.
Poucos estudos científicos sérios têm sido publicados sobre o tema, alguns dos quais realçando a capacidade canina para executar tarefas complexas, aprender idiomas, ou mesmo pressentir crises convulsivas de seus donos com antecedência de até 5 minutos.
O pesquisador Stanley Coren, professor de psicologia da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e autor de vários livros sobre cães, afirma que o cão médio equivale intelectualmente a uma criança de 2 a 2,5 anos, tendo inclusive a capacidade de compreender alguns conceitos abstratos. É um defensor da idéia de que o processamento cerebral do cão não é tão divergente quando comparado ao nosso.
Outros, como Clive Wynne, professor de psicologia da Universidade da Flórida, discordam de Coren e pensam que os cães podem ter habilidades no aprendizado da leitura de pistas humanas, o que não significa que estejam pensando como pessoas. O mundo de um cachorro gira em torno de seu dono primário, e ele irá tentar arduamente responder a essa pessoa para com o objetivo de conseguir os seus objetos de desejo, como comida, carinho ou cuidados.
De qualquer forma, mesmo sendo talvez apenas um feliz acidente evolutivo das espécies, o fato de que o pensamento dos dois amigos, Canis lupus familiares e Homo sapiens sapiens, se sobrepõe de um modo suficiente para que possamos ter relações tão estreitas e gratificante com os cães, é por si só maravilhoso.
Apenas devemos evitar a armadilha psíquica de achar que os cães vêem o mundo como nós.
Eles pensam como cães.

13 comentários:

Silvina disse...

Scylla, my dear.. About this, algumas máximas sempre me intrigaram:
1. Alguns homens preferem as "cachorras" ... Abanando o rabinho e que dão pra qualquer um, no melhor estilo Geni. Por outro lado, as mulheres detestam os homens-cachorros... "Nunca mais quero ver aquele cachorro!"
2. O cão é o melhor amigo do homem. Por outro lado, o melhor amigo da mulher é o cartão de crédito (que hoje em dia compra de tudo, do cãozinho ao cachorrão).
Daí me vem a dúvida: Mas o que será que os Canis lupus familiaris preferem... Um dono pra chamar de seu ou uma cadela, mesmo que não seja só sua?

Yúdice Andrade disse...

Ótima postagem, Scylla. Gosto de lançar luzes sobre o conhecimento desses animais maravilhosos, que nos permitam tratá-los à altura de todo o benefício que nos proporcionam, mas sem perder a lucidez de que são animais e não devem ocupar lugares próprios de seres humanos.

Lafayette Nunes disse...

Minha Mel é mais inteligente que eu ...ela sempre concorda com a Aluísia.

Scylla Lage Neto disse...

Obrigado, Yúdice.
O que me mais fascina nos cães é que eles parecem jamais abandonar a adolescência, não é verdade?
Sem dúvida é a espécie mais próxima do homem em interação.
Um abraço.

Scylla Lage Neto disse...

Lafayette, observo que Mel é uma menina e feminista. Não será cooporativismo?
Abs.

Rz disse...

Os animais... são animais. De onde certa tristeza nossa, animais com outras histórias para contar. Recordo uma entrevista do antropólogo Lévi-Straus por ocasião de seus quase 100 anos. Já perto do fim da vida, ele declarou que a única tristeza que levava era não ter vivenciado a "chave" para uma plena comunicação entre nós, seres humanos e os animais. Sim,isso seria, entre outras coisas, de capital importância para a compreensão de nós mesmos, do desenvolvimento de nossa linguagem.
Abs melancólico, pelas mesmíssimas razões do sábio intelectual. Rz

Scylla Lage Neto disse...

Rz, belíssimas palavras.
Alegria e melancolia são atributos de um córtex cerebral evoluído "demais", como o nosso.
Brincar com nossos animais de estimação e vivenciar as suas mortes talvez façam parte de um treinamento para o resto de nossas vidas.
Talvez.
Abs.

Lafayette Nunes disse...

Minha Mel é uma Golden Retrivier (dizem que é a única forma de se ver uma loira inteligente - que piada infame, mas não resisti! rs).

Ela tem quase 6 anos. É um anjo. Seu temperamento seria, se fosse o caso, para golden-guia.

Uma flor!

Mas, este papo me faz lembrar um, global, que quer galgar o símios (ou pelo menos algumas espécies), à categoria de humanos, ou quase-humanos, assim, teriam direitos (ou alguns) como viver, o que, imediatamente, transformaria a caça deles em assassinato.

Interessante, não?

Scylla Lage Neto disse...

Laffayette, seu comentário evocou na minha lembrança o Ministro Magri (lembra?) e sua pérola: o cachorro é um ser humano como outro qualquer.
Quanto à Mel, acho que você conseguiu descrevê-la bem com poucas palalvras: MINHA, ANJO e FLOR.
Perfeito.

Lafayette Nunes disse...

A Mel é uma figuraça. Temperamento interessante, como disse, seria uma escolha de cão-guia, se tivesse nascida em ambiente para tanto.

Já com 8 meses, andava sem guia ao meu lado, obediente, em plena Praça Batista Campos, no meio de pessoas, outros cães e gatos. Não se afastava de mim, e, só no olhar, sabia o que era para fazer.

Tenho mil histórias dela na Praça, que conviveu até os 2 anos e meio.

Uma interessante situação é que, quando alguém que não a conhecia (os frequentadores chamavam por ela) e ia reclamar com aqueles guardas municipais ...a pessoa apontava, indicando ...eles olhavam e diziam: -Ah, é a Mel! (rsrsrsrs)

Uma vez me disseram que uma senhora reclamou por escrito na corporação sobre tal condescendência. Fiquei preocupado e perguntei o que fazer. E eles: -Sem bronca dotô. A Mel é nossa mascote.

Este papo só me deu saudades da Praça.

Abraço.

Scylla Lage Neto disse...

Trilegal, Laffayette!
Abs.

Scylla Lage Neto disse...

Silvina, seu comentário só retornou hoje, 10 dias após emitido e desaparecido.
Tudo por conta de uma "manutenção" no blogger.
Anyway, as perguntas são omplexas e terei que respondê-las com 2 comentários:
1- Toda mulher e/ou cadela precisa de um Dirceu. Eu explico - é o da música do Erasmo, remember? UM HOMEM PRA CHAMAR DIRCEU, MESMO QUE SEJA EU...". Observa-se que Dirceu não necessariamente precisa ser do sexo masculino, né?
2 - O melhor amigo do homem (O Dr. Roger concorda!) não é o cachorro - é o carro.
Kisses.

Val-André Mutran  disse...

Apesar da detestável caixa alta no texto: "UM HOMEM PRA CHAMAR DIRCEU, MESMO QUE SEJA EU...". É algo absolutamente sensacional!
Finíssima estampa de nosso melhor cirurgião.
Particularente, não creio numa lobotomia para pharlar com meu cãozinho.
O Tedd, num olhar, decifra meu estado de espírito.