terça-feira, 10 de maio de 2011

Microsoft compra o Skype por 8.5 bilhões de dólares


A notícia chegou como uma bomba. E rendeu até breaking news na CNN, que anunciou-a quase que instantaneamente a todos os assinantes de sua concorrida newsletter. Segundo a Fortune, a empresa de Redmond concordou em pagar a astronômica quantia de U$ 8,5 bilhões pelo Skype.
A repercussão do negócio bilionário já começou na mídia especializada. Em especial, as preocupações parecem residir entre os usuários do Mac OS X. A MacWorld acaba de publicar um artigo assinado por Lex Friedman, comentando o assunto do momento. Há quem pense, em comentários no Twitter, que o negócio foi firmado para fazer frente ao Google e Facebook.
Pessoalmente, gosto muito do Skype e já uso o software desde os tempos em que era usuário Windows. Quando passei para a plataforma da maçã, foi exatamente no momento em que o Skype lançou uma versão para o Mac OS X. Continuei então a usá-lo com tranquilidade, muito embora a primeira versão tenha sido algo tosca. Contudo, foi melhorando gradualmente, até chegar a versão atual, que deixou a aparência "Mac Os style", para ficar mais "Windows style". 
Sinceramente, não entendi direito o último upgrade. Nada contra essa bobagem estética. Mas que a versão anterior era no mínimo fiel ao preceito "menos é mais", isto sim ela era. 
Resta agora saber o que Redmond reserva para todos. A Macworld, em fina ironia, sugere que, se a Microsoft for fiel ao seu histórico, é possível que o Skype fique melhor para o Windows e pior para o Mac OS X. Quer exemplos? Conheça ao menos a versão tosca do MSN para Mac.

10 comentários:

Raul Reis  disse...

Fiquei "passado" quando li a noticia no Wall Street Journal de hoje. Adoro a Skype, sou membro pagante, e uso o aplicativo tanto no iPhone como no iPad, inclusive para ligar para o Brasil.

Como a Microsoft tem o toque de Midas ao avesso (tudo o que ele tocam vira merda), estou apreensivo com a noticia...

Carlos Barretto  disse...

Este "toque de Midas" tende inclusive a ser bem mais violento em direção a nós, usuários da maçã.
Ai ai.

Scylla Lage Neto disse...

Charlie, quando vejo uma cifra dessa magnitude é que percebo que eu ganho muitíssimo pouco...

ASF disse...

Usuários de Mac não tem com o que se preocupar.

Não há a menor possibilidade concreta dessa aquisição influenciar na descontinuidade do Skype para Mac.

O crescimento da plataforma da Apple força inclusive uma tendência de que Microsoft passe a portar vários de seus softwares para a Mac - isso já acontece inclusive no iOS (só não esperem o mesmo para o Linux. mas quem sabe em menor escala para Android).

Quanto a qualidade futura do Skype com a colaboração da Microsoft eu sinceramente prefiro não opinar... mas no mínimo posso dizer que a primeira vítima deve ser a interface com o usuário.

PS: a caca que o pessoal do Skype aprontou na na versão 5 para Mac parece até que já era um presságio disso.

Raul Reis  disse...

Não acho que a Microsoft seja louca o suficiente para alienar os usuarios do Mac, mas materias tanto no New York Times wuanto no Wall Street Journal de hoje, dão como garantido que a Microsoft vá "embed" o Skype no Windows e todas os programas relacionados. Para usarmos o Skype, teremos que ir por estes aplicativos "embedded" no Windows...

ASF disse...

Raul,

A MS não abandona outras plataformas, ela as sabota para fazer parecer que o Windows é a única ou melhor opção disponível, mesmo que isso não seja verdade.

A MS atua através da estratégia conhecida como "Embrace and Extend".

Exemplos existem vários, desde rotinas ocultas no Windows para penalizar a execução de software de concorrentes, como ficou claro no processo antitruste movido por 50 estados norte-americanos contra a MS, onde para um desfecho favorável a MS fez vultosas doações de campanha ao partido republicano e conseguiu a mudança do juiz responsável pelo caso que aplicaria como setença a divisão da MS em mais de uma companhia.

Passando pela pseudo-adoção de padrões para posterior deturpação em prejuízo dos proponentes ou desenvolvedores originais: a MS tentou fazer isso com o Java (mas por decisão em tribunal, por processo movido pela Sun Microsystems, ela foi obrigada a encerrar o desenvolvimento de uma máquina virtual Java própria, a MS JVM), fez isso om o padrão HTML deturpando sua implementação no navegador padrão do Windows IE (isso custou a toda a indústria anos de atraso e falhas de segurança catastróficas). Até abrindo mão da receita com a venda de software para incluí-lo no Windows de graça e assim prejudicar concorrentes como a Netscape (navegador e servidor web), Novell (serviço de diretório ou servidor de acesso remoto), ou Progressive Networks - ex-Real (player multimídia), dentre outras.

ASF disse...

A Microsoft também sabidamente chantageia os fabricantes de PC ameaçando vender a eles licenças do Windows por um preço mais que a seus concorrentes se estes não se submeterem ao processo de homologação do hardware ou não publicarem de forma destacada em seus websites e publicidades que eles "recomendam o Windows versão tal".

Isso tudo é muito antigo, mas infelizmente familiar apenas para insiders.

A lista de malinagens é interminável. E ultrapassa fronteiras internacionais.

Por é exemplo é notório o crime de lesa pátria perpetrado pela MS contra o estado brasileiro através de um empresa brasileira chamda TBA. Durante anos a TBA obteve ilegalmente exclusividade para venda de licenças MS para o governo brasileiro e isso só chegou ao fim porque a namorada de um parlamentar tentou, através da empresa da qual era sócia, fazer uma venda para o senado e deu com os burros n'água. Daí resolveu expor o esquema publicamente. Um processo foi aberto e se arrastou por anos até que se chegasse a um acordo onde a TBA foi obrigada a pagar uma multa e encerrar a prática. A MS saiu ilesa porque jamais emitiu um nota fiscal sequer ou pagou impostos sobre essas vendas, no esquema a TBA fazia as vendas, emitia as notas e depositava "a título de comissão" a grana da MS direto em uma conta do Citibank.

Quer mais? Existe também o roubo de propriedade intelectual (eu mesmo certa vez fui ameaçado de forma velada por um funcionário da MS do escritório de Brasília por denunciar que estaria roubando PI relacionada a uma ferramenta acadêmica grátis utilizada para ensino de programação para incluir em uma nova versão do MS Visual Studio - a MS recuou), os casos de suborno de representantes de governos na ISO durante o processo de aprovação do padrão pseudo-aberto proposto pela MS, o MS-OOXML. A transferência de recursos (não comprovada) para financiar o processo Caldera vs IBM sob a alegação de que o Linux utiliza código não autorizado copiado do UNIX (esse caso terminou com a falência da Calderna e perda dos direitos sobre o UNIX para a Novell) e por aí vai.

Dava pra passar dias e dias falando das estripulias da Microsoft.

Mas quero encerrar mesmo dizendo que hoje existem alternativas muito superiores aos produtos da Microsoft para várias aplicações (Mac e iGadgets) são apenas alguns bons exemplos. Portanto quem ainda se mantém aprisionado por opção ao julgo da MS não tem sequer o direito de reclamar.

Como eu já disse, duvido muito que descontinuem o Skype para outras plataformas, mas é bem provável que o produto sofra uma queda em qualidade e atenção da versão para além do Windows. Paciência, Gtalk e Facetime estão aí para quem quiser usar. Só não usa quem é trouxa.

ASF disse...

Raul, e sim, você tem razão sobre a estratégia de "diluir" o skype através do lixo de código que geralmente a MS desenvolve para seus produtos.

E esse vai ser o começo do fim do skype também, acredite.

Pelo menos será assim se não houver uma mudança de comando profunda na MS.

Para ilustrá-lo um pouco mais fique com esse artigo da Forbes sobre a verdadeira situação em que se encontra a Microsoft: http://blogs.forbes.com/adamhartung/2011/05/03/why-not-all-earnings-are-equal-and-microsoft-has-the-wal-mart-disease/

ASF disse...

... desculpem as escorregadelas no texto (eu sei que foram muitas), é que ele foi escrito às pressas.

Raul Reis  disse...

ASF, você tem toda a razão! Sua analise da estrategia da Microsoft é perfeita. Só espero que a Skype não caia completamente vitima dela neste processo...