sexta-feira, 15 de julho de 2011

Permanece a queda de braço em torno do ICMS estadual

Minha saga com o iPad 2, infelizmente continua. Parece que caí numa "trampa" que envolve a cobrança de ICMS no estado de origem e no estado de destino, o qual, a Apple se recusa a pagar. 
Nem questiono os motivos da empresa em manter tal atitude. E até lhe seria solidário, levando em conta que calcula os preços ao consumidor de seus produtos obviamente embutindo-lhes todos os impostos. Mas bem que poderia ter avisado o comprador de que estava envolvida numa cruzada anti-impostos, na hora de vender o produto, não? Se soubesse que meu produto ficaria retido na fiscalização, envolvido num jogo de braço entre estados versus empresa, certamente não teria feito a aquisição online. A esta altura inclusive, já estaria com meu iPad 2, uma vez que a Saraiva Megastore havia me informado sobre a disponibilidade de meu produto, na lista de espera da reseller desde o início de junho. 
Trata-se de mais uma polêmica burocrática que deve trazer preocupação apenas ao consumidor. 
A continuar assim, somos obrigados a recomendar aos nossos leitores que evitem adquirir produtos de alto custo online. Não só exatamente na Apple Store BR, ressalte-se. Enquanto o jogo de braço continuar, todos estes produtos poderão continuar retidos na fiscalização local da SEFAZ.
O assunto foi tema hoje do Blog MacMagazine. A causa da questão parece ser um certo PROTOCOLO ICMS 21/2011. Em resumo, segundo o blog, a questão parece que deve se prolongar até que um dos contendores ceda. Perceba que o consumidor nem figura como ator na questão. Mas tão somente um pária. Alguma novidade?

----------------------------------------------------
Editada em 21 de julho de 2011
Acompanhe o final desta história clicando aqui.

6 comentários:

DATA - Divisão de atendimento ao adolescente disse...

Eeeeei..!!!!! Adooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooro vc Doctor..!!!! tô com puuca saudade..!!!

Carlos Barretto  disse...

Ahahahahahah!
Sim senhora, delegada.
Mas até a senhora querendo me "trollar" com o Periquito do Cão?
AHAHAHAHAHAHAH!

ASF disse...

Um saco mesmo. Mas por que você não cancela o pedido? A Apple te reembolsa e você compra o iPad 2 na Saraiva aqui mesmo em Belém.

Carlos Barretto  disse...

Eles afirmam que não podem cancelar enquanto o pedido não for liberado. O que é um absurdo!
Entendeu. Vai dar motivo para uma ação judicial. E além disso, queimar o seu nome junto aos consumidores. Uma burrice!

Val-André Mutran  disse...

Mas que aborrecimento, heim Carlos?!
O Liberal traz hoje uma matéria sobre o assunto. Segundo a reportagem, você, se quiser liberar o produto tem que pagar pela Apple a diferença de ICMS e ai, pronto, você leva o bichinho para casa.
Coisas do Brasil...
Ridículo se não fosse deplorável.
Um abraço.

ASF disse...

Oportunidade pra receber umas 8 mil pilas pelo pequenas causas. Sem erro. Não perde tempo, tem um lá na Cesupa da José Malcher.