terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Como sincronizar "iDevices" com iTunes sem cabos

Imagem: ipadsandiphones.com
Todos que já possuem algum tipo de iDevice (iPod, iPod Touch, iPhone, iPad), já sabem que terão que utilizar o iTunes para sincronizar suas mídias com o computador. De fato, músicas, imagens, vídeos, livros, e aplicativos, só funcionarão se você fizer regularmente o sincronismo com o iTunes. 
O iTunes, por si só, é motivo de muita polêmica. As opiniões variam da indiferença ao ódio absoluto. Ainda não conheci alguém que goste especificamente dele. Para ser honesto, nem eu, que utilizo Macs há cerca de 5 anos, reservo-lhe qualquer tipo de atração especial. Limito-me a utilizá-lo, pelo simples fato de que preciso fazê-lo. Assim sendo, quanto mais aprendermos sobre ele, melhor.

Em suas últimas atualizações, tanto o iOS quanto o iTunes, ganharam funcionalidades importantes. Entre elas, uma que ainda não tinha experimentado: o sincronismo de iDevices sem cabos, de modo wireless.

Isso mesmo! Se você preferir livrar-se definitivamente do cabo USB, mantendo tão somente para a recarga de energia, agora já pode. Para tanto, antes é necessário fazer algumas configurações básicas. Seja no iTunes, seja nos iDevices. Além disso, obviamente, você precisa possuir uma rede WiFi doméstica compartilhada, onde computadores e os iGadgets se enxerguem sem problemas.
Neste sentido, por e-mail, nosso reconhecido expert Antonio Fonseca, dá as dicas necessárias para tudo funcionar direitinho. Pela clareza e riqueza de detalhes, tomo a liberdade de publicar aqui, compartilhando com os leitores este interessante conhecimento. 
Bom proveito!

Com o lançamento do iCloud, iOS 5 e Lion, passou a não ser mais necessário usar cabos para realizar a sincronização entre iDevices e o Mac. Tanto faz se você faz o sincronismo usando iTunes ou usa o iCloud como repositório.

Vamos fazer as configurações necessárias.

Conecte seu iDevice ao iTunes por cabo e, na exibição de resumo dele, ative a sincronização com iTunes ou iCloud (fica a seu critério) e habilite também a opção de sincronizar o dispositivo usando o WiFi na tela de resumo (faça isso para cada iDevice que você possuir, só será necessário fazer isso uma vez).

Se você selecionou a sincronização com o iTunes, continuará usando o iTunes para fazer backup de suas informações. Se iCloud, usará o iCloud (mesmo assim ainda pode usar iTunes e manter um cópia local - pode por exemplo comprar algo no iTunes usando o Mac e a compra será enviada automaticamente para os iDevices registrados desde que o iTunes esteva configurado para isso em: iTunes > Preferências > Loja).

Se você selecionou a opçõa de usar o WiFi para sincronização sem fio conforme sugerido aqui, a partir de agora sempre que você abrir o iTunes no Mac e o seu iDevice estiver na mesma rede ele será exibido na barra lateral esquerda no iTunes do Mac, exatamente como aconteceria se você o tivesse conectado por cabo ao computador. Tudo que era possível fazer com o dispositivo conectado por cabo, pode ser feito wireless.

Para usar o iCloud como repositório de sincronização, ative a opção na tela de resumo do iDevice no iTunes e também no iDevice em Ajustes > iCloud. 

A opção compartilhar fotos permite a sincronização automática de fotos registradas em qualquer iDevice com outros iDevices e com o iPhoto.

Exemplo de funcionamento: tire uma foto com o iPhone, quando ele estiver em uma rede WiFi, enviará automaticamente as imagens registradas para o iCloud e você poderá ter acesso à elas na app Fotos nos iDevices e em Sequências de Fotos no iPhoto (é preciso ativar o recurso no iPhoto para que ele receba as imagens). As imagens serão sincronizadas com o iPhoto automaticamente, sempre que houver uma rede WiFi disponível, inclusive será criado um Evento automaticamente. Você não precisa se preocupar em gerenciar o armazenamento do Sequência de Fotos (no iPhoto) ou o do Compat. Fotos na app Fotos dos iDevices.

Nossos agradecimentos ao Antonio.

Mas se desejar complementar este conhecimento com informações oficiais do Suporte da Apple, sugerimos enfaticamente os seguintes links:

Nenhum comentário: