domingo, 29 de janeiro de 2012

A graça e beleza de "Aristogatas".

Quem anda beirando os 50, com certeza deve ter curtido alguns dos antológicos desenhos animados da Disney. Muitos deles, ficaram para sempre na lembrança. Mas por alguma razão, nenhum foi tão marcante para mim como Aristogatas (Aristocats, 1970). 
Duquesa e os filhotes.
Contava a história de um família de gatinhos: a bela Duquesa e seus 3 lindos filhotes Marie, Berlioz e Toulouse. Todos muito bem criados na mansão parisiense de Madame Adelaide Bonfamille, acompanhados pelo fiel mordomo Edgar.
Madame Adelaide Bonfamille
Durante um encontro com seu advogado, Madame Bonfamille (uma extravagante cantora de ópera aposentada) deixa claro em seu testamento o desejo de deixar aos gatinhos toda sua fortuna. Somente quando os 4 bichanos morressem, Edgar, o fiel mordomo, poderia botar as mãos na bufunfa, se constituir como herdeiro natural.

O mordomo Edgar.
É claro que os 4 animais acabam vítimas de um nada ardiloso plano, onde o fiel mordomo tentaria livrar-se deles. Porém, em auxílio dos sortudos animais, surge um gato comum, Thomas O'Malley, de perfil malandro e experiente na vida das ruas, que ao fim, acaba (é claro!!) se apaixonando por Duquesa (e sendo incluído na herança de Madame Adelaide!!!).
Thomas O'Malley
Extasiante, não? Rssss

Produzido em 1970, o desenho era todo ambientado em Paris, tinha uma ótima trilha sonora e foi o último a ser autorizado por Walt Disney, em pessoa.
A história, não era exatamente um primor de inovação. Afinal, "A Dama e o Vagabundo" (Lady and the Tramp, 1955) e "Os 101 Dálmatas" (101 Dalmatians, 1961, relançado em 1996), exploravam o mesmo filão, com algumas diferenças. 
Apesar disso, Aristogatas jamais sairia de minha memória. Especialmente, pela sua excelente musica introdutória, interpretada por Maurice Chevalier, que você pode apreciar no vídeo abaixo*.



No Brasil, a música foi dublada pelo ótimo Ivon Cury (1928-1995, que aliás, merece uma visita especial neste verbete da Wikipedia). Seu habitual charme, em nada deixou a dever a versão estadunidense, como mostra o vídeo abaixo.


Para quem desejar conhecer a letra original desta linda música, basta clicar aqui.

Definitivamente, este foi um post bem leve para o Domingão.

*Existe uma versão melhorada deste vídeo, que infelizmente, não permite incorporação ao blog. Mas pode ser vista clicando aqui.

Um comentário:

Lafayette Nunes disse...

...e foi no Aristogatas que pintou pela primeira vez a dupla, Napoleão e Lafayette! rsrs