sexta-feira, 8 de junho de 2012

A agenda do velho comunista



--------------


O que dizer sobre a agenda do velho comunista?!? Não é suada, nem desbotada. Não é azul; é vermelha! Passa por maus bocados. Escapa de poucas e boas.É  indagativa! Franca, quase triste.  É a agenda do André Costa Nunes; ou é a escrita do Velho Comunista que o habita? Não sei! Parece que os dois partem de um mesmo princípio:da boa prosa! 
É bom de ler A Agenda do velho comunista, principalmente quando o autor é o personagem. E isto acontece muitas vezes. Se os anos 1960 são de enorme repressão; os anos de jumbo estão em 1969; estão condensados aí! Quando Médici assume a presidência da república, depois da morte de Costa e Silva. É prá lá que André Costa Nunes vai nos levar. É lá que entendemos a agenda do velho comunista. Mas ele já havia encontrado ótimas razões para escrever a agenda. Eu gostei de conhecê-las. A violência entra no enredo da Agenda por meio  de um assalto. E é um bom enredo. E, o que mais tarde o autor vai deixar evidente, é que a geração dele viu no comunismo uma forma da juventude ter acesso às mudanças institucionais; e  a via era a representativa. Mas, com o fechamento dos regimes políticos,  uma geração de jovens idealistas foi morta e torturada. Isto é lamentável! Principalmente o uso da tortura!  
O que o velho comunista - já velho - começa narrando, é o assalto que presencia. E que nos fala de uma juventude que vive de fazer  assaltos e de cometer crimes. E em seus próprios bairros. São conhecidos; estão próximos das vitimas! A estes o autor contrapõe seu personagem - ele próprio -  que vive entre um discurso sobre a violência cotidiana e a sua contraposição: a ideologia da pobreza. Alguns militantes da época -  já velhos - eram da opinião de que o que leva o jovem ao crime, é a sua condição de pobreza. Para aqueles, os jovens  são o lupemproletariado.  Os fatos do velho comunista são reais; de fato! Ou será que não é mais uma das invenções do comunista?!? É crime ou é luta de classes? Bom texto, gostei de ler.
-------------------------------
André Costa Nunes/ A Agenda do Velho Comunista. São Paulo: Boitempo, 2005.

Nenhum comentário: