----------------------
Tenho interesse por imagens desde que me entendo por gente. Mestrado e doutorado foram realizados de olho nas imagens da publicidade oficial de ocupação da Amazônia, nos anos 1970. E hoje me deparei com uma polêmica das mais interessantes sobre o videoclip, envolvendo a MTV. A MTV - Music Television -surgiu como um canal de televisão a cabo norte-americano, no qual eram veiculados videoclipes de músicas dos mais diferentes gêneros musicais. Ela se consolidou na grande indústria cultural americana e se difundiu pelo mundo. Para produzir qualquer sucesso musical: faz-se um videoclip sobre a música, os cantores,os instrumentistas; e por aí vai. A grande indústria da música teve no videoclip a possibilidade de disseminar comportamentos, atitudes e hábitos de consumo, entre gerações de jovens por todo o mundo. Este ano a MTV está no centro de uma polêmica curiosa: Qual a importância deste canal de televisão na difusão de videoclipes, diante do aumento vertiginoso do acesso à Internet, e do número crescente de usuários das redes sociais? A MTV organiza o principal evento do videoclip brasileiro, que está em sua 18º premiação. A paraense Gaby Amarantos concorre ao prêmio na categoria Clipe do Ano do VMB 2012 . E os diretores de videoclipes aproveitam para questionar a importância da MTV na difusão desta linguagem do audiovisual. Quando surge uma nova tecnologia, como foi o caso das tecnologias informacionais, o mercado vai recebendo os impactos das mudanças geradas pelas transformações causadas no acesso e no consumo dessas novas tecnologias. Estamos diante de uma questão desta natureza.
Clipe "Xirley" de Gaby Amarantos que concorre no 18º VMB.
Tenho interesse por imagens desde que me entendo por gente. Mestrado e doutorado foram realizados de olho nas imagens da publicidade oficial de ocupação da Amazônia, nos anos 1970. E hoje me deparei com uma polêmica das mais interessantes sobre o videoclip, envolvendo a MTV. A MTV - Music Television -surgiu como um canal de televisão a cabo norte-americano, no qual eram veiculados videoclipes de músicas dos mais diferentes gêneros musicais. Ela se consolidou na grande indústria cultural americana e se difundiu pelo mundo. Para produzir qualquer sucesso musical: faz-se um videoclip sobre a música, os cantores,os instrumentistas; e por aí vai. A grande indústria da música teve no videoclip a possibilidade de disseminar comportamentos, atitudes e hábitos de consumo, entre gerações de jovens por todo o mundo. Este ano a MTV está no centro de uma polêmica curiosa: Qual a importância deste canal de televisão na difusão de videoclipes, diante do aumento vertiginoso do acesso à Internet, e do número crescente de usuários das redes sociais? A MTV organiza o principal evento do videoclip brasileiro, que está em sua 18º premiação. A paraense Gaby Amarantos concorre ao prêmio na categoria Clipe do Ano do VMB 2012 . E os diretores de videoclipes aproveitam para questionar a importância da MTV na difusão desta linguagem do audiovisual. Quando surge uma nova tecnologia, como foi o caso das tecnologias informacionais, o mercado vai recebendo os impactos das mudanças geradas pelas transformações causadas no acesso e no consumo dessas novas tecnologias. Estamos diante de uma questão desta natureza.
Clipe "Xirley" de Gaby Amarantos que concorre no 18º VMB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário