domingo, 16 de setembro de 2012

Videoclip

----------------------


Tenho interesse por imagens desde que me entendo por gente. Mestrado e doutorado foram realizados de olho nas imagens da publicidade oficial de ocupação da  Amazônia, nos anos 1970. E hoje me deparei com uma polêmica das mais interessantes sobre o videoclip, envolvendo a MTV. A MTV - Music Television -surgiu como um canal de televisão a cabo  norte-americano, no qual eram veiculados videoclipes de músicas dos mais diferentes gêneros musicais. Ela se consolidou na grande indústria cultural americana e se difundiu pelo mundo. Para produzir qualquer sucesso musical: faz-se um videoclip sobre a música, os cantores,os  instrumentistas; e por aí vai. A grande indústria da música teve no videoclip a possibilidade de  disseminar comportamentos, atitudes e hábitos de consumo, entre gerações de jovens por todo o mundo. Este ano a MTV está no centro de uma polêmica curiosa: Qual a importância deste canal de televisão na difusão de videoclipes, diante do aumento vertiginoso do acesso à Internet, e do número crescente de usuários das redes sociais? A MTV  organiza o principal evento  do videoclip brasileiro, que está em sua  18º premiação. A paraense Gaby Amarantos concorre ao prêmio na categoria Clipe do Ano do VMB 2012 . E os diretores de videoclipes aproveitam para questionar a importância da MTV na difusão desta linguagem do audiovisual. Quando surge uma nova tecnologia, como foi o caso das tecnologias informacionais, o mercado vai recebendo os impactos das mudanças geradas pelas transformações causadas no acesso e no consumo dessas novas tecnologias. Estamos diante de uma questão desta natureza.



Clipe "Xirley" de Gaby Amarantos que concorre no 18º  VMB.

Nenhum comentário: