sábado, 20 de outubro de 2012

Ótimo!

--------------------------
À Milanesa


Nesta semana, sempre a horas mortas, uma moça tomou banho nua na praia do Flamengo e dois casais foram vistos fazendo sexo nas areias de Ipanema e do Leme. Um dos casais e a moça foram fotografados e, sabe-se lá por que, ganharam o noticiário. É verdade que nosso liberalismo ainda não contempla o ato sexual em público, mas a diferença entre a nudez da garota e a de algumas estrelas do Carnaval estava em que ela --por sinal, nada má-- não usava salto alto. E desde quando sexo na praia é novidade no Rio?
Ao contrário. Ele era a solução no tempo em que ainda não existiam os motéis, e muitos casais não queriam submeter-se aos hotéis sórdidos, que só trocavam os lençóis em último caso. A praia, como a do então distante Leblon, à noite, era segura, deserta, deliciosamente mal iluminada e, exceto por algum guarda enxerido, com privacidade garantida. Os problemas eram o desconforto e a areia, donde a expressão --ponha aí anos 50, 60-- sexo à milanesa.
A alternativa, para os poucos que tinham carro, era assistir às "corridas de submarino" --uma modalidade esportiva noturna, praticada por casais na orla do Arpoador ou do Castelinho, com os vidros fechados e embaçados. Nunca se viu um submarino ao largo, mas a prática era tão aceita que uma Kombi do Geneal ficava de plantão nas proximidades, com seu insuperável cachorro-quente.
Em 1969 ou 70, o romantismo da praia à noite e da "corrida de submarino" foi substituído pelo profissionalismo dos motéis, com seus tetos espelhados, camas redondas e risco zero. Os nativos se habituaram, e assim é até hoje. Donde os protagonistas do recente açodamento nas areias devem ser turistas (e só uma turista desinformada entraria nua nas águas de uma praia de baía, como a do Flamengo).
Desinformados, mas, quero crer, estouvadamente românticos.

----------------------


3 comentários:

Geraldo Roger Normando Jr disse...

Fantástico... Te convido para ler "ejaculação precoce", se já não tiveres lido. Tão fantástico quanto esse um. Uma das melhores críricas que já li sobre livros.

Marise Rocha Morbach disse...

É muito bom Roger, valeu a dica.

Erika Morhy disse...

Maravilha de texto e de observação. Sempre que o leio, fico assim, assim. Esse Ruy, esse Ruy...