quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sobre Drummond, os livros e o tempo



Muita gente lembrou do incorrigível Carlos Drummond de Andrade hoje. Justo. Muito justo. Lembro do Drummond que eu li e que me apaixonei, feito donzela. Mas o tempo - ah, o tempo! - me mostrou que nem todos conseguiram ter acesso a esse deleite. O que fariam se tivessem tido, não sei. Mas o que me importa mesmo são as oportunidades. Que cada um tenha opções, possa de escolher, tenha oportunidades para isso. E bem sabemos que assim não é. Mais um nariz de cera, jornalisticamente falando. O que eu gostaria, neste momento, é que muita gente vasculhasse seus alfarrábios e doasse os livros que pudesse à Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), que recebe diferentes tipos de obras literárias para caprichar na atividade que fará com mulheres em situação de cárcere, no Pará. Sim, faz parte de um projeto maior, que inclui exibição de vídeo - já tradicionalmente realizada pela entidade em comunidades de bairro e diferentes áreas de exclusão social - e debate sobre cidadania, a saber: direitos e deveres.

Se nosso tempo é hoje, vamos lá, fazer o que é possível. O que está ao alcance. Ou um pouco mais até. Padeço de uma angústia que se atracou no meu cangote de maneira indelével. Brigo com ela. Mas também passei a deixar a pequena fazer sua onda. Desisti de ser a "mulher-maraviha". Acreditam que eu já imaginei sê-la, pois não? Sim, daquelas que são auto-suficientes e que não precisam de ninguém mais. Se bastam! Tola, pra resumir.

Assim, fica meu pedido: doem livros e estimulem a liberdade. Reúnam o que puderem com amigos e inimigos e levem tudo pra sede da SDDH, em Belém, na Av.Gov José Malcher, 1381, entre 14 de Março e Generalíssimo Deodoro.

2 comentários:

Marise Rocha Morbach disse...

Querida, verei o que posso doar; há poucos meses deixei um montão em um sebo, de gracinha!

Erika Morhy disse...

Ui, Marise, certamente preciosidades suas "gracinhas" rs. De todo modo, o que puderes reunir, inclusive com sua "rede de amigos", será um regalo bem vindo. Obrigada pelo carinho. bjão