terça-feira, 20 de novembro de 2012

Um dia pela equidade!

--------------------------

Hoje é o Dia Nacional da Consciência Negra. Um dia importante;  um dia duro; um dia para refletir sobre o preconceito, a intolerância e a desigualdade. Sou branca; e não posso afirmar que tenho condições de entender, na sua plenitude, o que é ser discriminado por ser negro. Mas enfrento a discriminação por ser mulher, e por almejar a liberdade e a equidade. No Brasil,  os negros enfrentaram 300 anos de escravidão; e ainda enfrentam os problemas da desigualdade de renda, de escolaridade e de acesso ao mercado de trabalho. Em um país em que o racismo é mascarado em  mil e uma facetas, sou favorável a coerção sobre os intolerantes e preconceituosos. Como também sou favorável as políticas de inclusão; não vejo como esperar o tempo passar em busca de conscientização e ampliação de oportunidades. Somos iguais, diz a Constituição Brasileira! Somos desiguais: dizem os fatos.
No Dia da Consciência Negra, saúdo os cidadãos brasileiros da cor negra, e desejo que eles ampliem o escopo da contestação, e que não se curvem diante das injustiças.

-------------------------------

6 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Black is beautiful!
Mureno é pai d'égua!

Geraldo Roger Normando Jr disse...

Marise, Tive a oportunidade, no final de semana passado, de conhecer a comunidade CURIAÚ, em MAcapá. Dizque a maior comunidade quilombola da Amazõnia. Foi um banho de aprendizado. Um chute no meu fígado. Uma volta às minhas origens áfrico...

Marise Rocha Morbach disse...

Já ouvi falar deste lugar Roger; também aprendi muito em minhas andanças pela Amazônia: sertão sem fim....

Marise Rocha Morbach disse...

É sim Scylla!

Geraldo Roger Normando Jr disse...

Acabei me empolgando com o teu texto e mandei ver noutro que tinha guardado... Há um sertão sem fim no Curiaú e dentro de cada um de nós.

Marise Rocha Morbach disse...

Legal, depois vou cobrar pela inspiração,rsrs.