Brasileiro é deslumbrado que dá nuju, como diz o cabôco. De uns dias para cá, surgiram notícias de que o cardeal brasileiro Dom Odilo Scherer seria um dos mais cotados para se tornar o novo Bispo de Roma. Eu nem me meto no mérito da questão, porque não sou católico e, honestamente, não estou minimamente preocupado com o desfecho do conclave, inclusive por não acreditar que vá ocorrer alguma mudança substancial na estrutura ou no modo de ser da Igreja.
Todavia, vejo com preocupação a eleição do brasileiro. Por mais virtuoso que ele possa ser, os efeitos emocionais que isso traria a um povo histérico e descompensado como o brasileiro seriam terríveis. No mínimo, os não-católicos teriam que suportar bullying por muito tempo...
Para piorar, a imprensa internacional tem dado margem a essas especulações. Hoje, p. ex., o Corriere della Sera publicou uma charge na qual Dom Scherer dribla os demais cardeais.
A charge está sendo interpretada como reconhecimento das reais chances do brasileiro. Eu, no entanto, como advogado do diabo, pergunto-me se não seria apenas uma piada com o fato de o Brasil ser conhecido como país do futebol, talvez até uma ironia. Mas sei lá. Aguardemos o desfecho da coisa. O conclave mal começou, no entanto pode ser que hoje mesmo a fumaça branca apareça no céu de Roma.
9 comentários:
Marise, a minha torcida vai toda para o italiano Gianfranco Ravasi, que, se eleito for, será o primeiro papa rockeiro da história.
Let there be rock!
E vai rolar Black Sabath na missa do Galo?
E Sepultura nos funerais!...
Rss.
Quaquaraquaquá!!!
Yúdice, desculpe, mas lhe chamei de Marise!...
Rss.
Acaba sendo automático, pois a nossa confreira Marise é campeã no número de postagens.
Abraços.
Cilão, a risada não é só pelo trocadilho, mas também pelo fato de você ter trocado o Yúdice pela Marise... Mas o que vale, mesmo, é o Vati-Rock.
Já me justifiquei junto ao Yúdice, Roger.
É a força do hábito...
Rss.
Caramba, postagem simultânea... Bingo!!!
Também não sou católica, mas até passei a acreditar que o Espírito Santo meteu o dedo nessa parada aí, conforme acreditam os católicos.
Diante de tantas certezas brasileiras, acho que eis aí a grande chance dos brasileiros pararem de implicar com os hermanos argentinos. Pra um país de grande massa católica, eis aí a chance de um grande exercício de humildade...
Postar um comentário