sábado, 13 de outubro de 2007

Pequenos e sólidos avanços


CTI/HUJBB - Vitória de uma equipe sólida e interessada.

Sexta-feira, 14 de setembro de 2007.
Uma data histórica para o Hospital Universitário João de Barros Barretto. Neste dia, realizamos o primeiro procedimento de Monitorização Hemodinâmica Invasiva na UTI daquele hospital. Trata-se de mais um método de monitorização que utilizamos em pacientes de extrema gravidade, no intuito de regular-lhes a pressão arterial, a partir de dados obtidos na profundidade de seu sistema circulatório. É um cateter de cerca de 1 metro que introduzimos através de veias julgulares ou subclávias, posicionando-o na artéria pulmonar após passar pelo coração, aferindo assim pressões, fluxos e volumes, capazes de nos dar uma precisa noção do que acontece no sistema circulatório. Assim podemos administrar drogas de maneira muito mais precisa, aumentando as chances de recuperação com menor índice de erros associados a técnicas clínicas tradicionais, frequentemente gerando ruídos nas decisões terapêuticas de relevância.

Quanto ao procedimento em si, absolutamente nada de novo. Já é utilizado fartamente no Brasil e no mundo. Em Belém, já existe há mais de 10 anos na rede privada.
Mas a luta empreendida pela equipe daquela UTI em implantá-lo em um hospital carente de recursos extendeu-se por 4 longos anos. Trata-se de uma vitória de cunho paroquial mesmo. Mas para nós, funcionários públicos federais de carreira, um passo com sabor de batalha vencida.
O paciente sobreviveu ao período inicial de choque e se recupera gradativamente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns efusivos a equipe de abnegados servidores públicos federais que, apesar dos pesares, teve êxito em tal façanha amazônica. Viva Nossa Senhora de Nazaré! Viva!

Yúdice Andrade disse...

"Efusivos" é mesmo um termo muito adequado para as honras que devemos prestar a quem se dedica, vivamente, à causa da saúde daqueles que não podem custear o caros planos de saúde, hoje péssimos em atendimento, quase um SUS melhoradinho.
Parabéns. Vocês são luminares da saúde pública.

Francisco Rocha Junior disse...

Parabéns, Barretto, a você e toda a equipe do HUJBB. Lutem ainda mais, para que possamos sempre comemorar muitas vitórias como essa.