terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Lançado hoje o Macbook Air


Forte agitação com características de furacão no mercado internacional de tecnologia.
O que antes não parecia passar de especulação, acabou por se confirmar. Steve Jobs, CEO da Apple, lançou agora na MacWorld em San Francisco (EUA), aquilo que chamou de "notebook mais fino do mundo".
De fato, o Macbook Air tem apenas 1,93 cm de espessura, pesando apenas 1,36 kg, com tela de 13,3 polegadas.
Vem com processador Core 2 Duo de 1,6 Ghz (feito especificamente para o produto), 2 gigabytes de RAM e 80 gigabytes de disco rígido convencional. Mas o usuário pode optar por um drive de estado sólido (sem partes móveis), ganhando em velocidade de acesso e economia de energia, embora perdendo em capacidade de armazenamento (apenas 64 gigabytes).
Promete até 5 horas de produtividade wireless com baterias inovadoras.


Jobs e seu Macbook Air na Macworld (Foto: Robert Galbraith/Reuters)


Mas decepciona em parte de suas configurações. Apenas 1 (uma) mísera porta USB, uma de áudio e uma micro DVI (para conectar um monitor externo ou datashow). E não possui leitor de DVD.
Contudo, apresenta também ao mundo uma inovadora tecnologia para seu trackpad, que através de gestos com os dedos, amplia rotaciona ou reduz imagens, faz zoom nos textos entre outras funcionalidades gestuais, obviamente baseadas no iPhone e iPod Touch.
O preço sugerido para o mimo é de 1800 dólares nos EUA.
Leia mais no G1 Tecnologia.

6 comentários:

ASF disse...

Na minha opinião a palavra 'decepciona' é incompatível com qualquer coisa relacionada a esse lançamento.

Mesmo descontados todos os efeitos do "campo de distorção da realidade" provocado pela simples presença de Steve Jobs em um palco da Macworld, trata-se simplesmente de um produto fantástico.

Não sei se você assistiu ao vídeo do keynote de Jobs, que também contou com a presença de Paul Otellini (CEO da Intel)? Os avanços técnicos necessários para a produção desse equipamento são consideráveis: um processador Intel Core 2 Duo modificado (muito menor), o computador inteiro em uma placa diminuta, teclado full size (com backlight e sensor de luminosidade), tela de 13.3" iluminada com tecnologia LED, suporte a wireless de primeira linha (WIFi e Bluetooth) e bateria com autonomia de 5h!

A genialidade do design da Apple salta aos olhos nas formas do notebook e no engenhoso compartimento que se abre para termos acesso as portas de comunicação sem prejudicar, por assim dizer, a aerodinâmica do bichinho... :-)

Enfiar um leitor óptico e mais portas USBs nele seria praticamente impossível devido a questões relacionadas essencialmente a espaço.

Mesmo assim a Apple oferece a opção de adquirir um prático superdrive óptico externo alimentado pela porta USB, além de outros refinamentos complementares como o Time Capsule e a possibilidade de usar o leitor de outro PC ou Mac na rede, de forma idiot proof. :-)

Esse produto definitivamente é para que precisa de grande mobilidade e existem Macbook e Macbook PRO com mais opções de portas de comunicação e drive embutido.

Eu adorei.

Pra finalizar, não sei se você percebeu uma coisa. Acredito que até o último momento a Apple fez de tudo para lançar o Mac Air com o drive NAND, porém como os preços destes dispositivos ainda estão muito altos (por questões de falta de escala) ela optou por anunciar o notebook com o HD convencional e selecionou para isso o HD dos iPods. Genial, não é mesmo!? ;-)

ASF

Carlos Barretto  disse...

Quase todas as qualidades citadas por vc, Antonio, estão lá no post original.
Mas apenas uma mísera porta USB num produto de 1800 dólares, não é só para quem precisa de muita mobilidade. Mas para quem tem muita grana também.
Por enquanto, como usuário final, ainda mantenho a ressalva, na certeza de que ele será aperfeiçoado quanto a este pequeno, mas, importante detalhe e ficará melhor, além de mais bonito.
A exemplo do que parece acontecer com alguns produtos da Apple. Às vezes, aliás, em curtíssimo prazo.
Abs

ASF disse...

Para ser um early adopter quase sempre é preciso muita grana sobrando mesmo! :-)

Concordo com você, o caminho natural da indústria e em especial dos produtos Apple (historicamente - pelo menos sob os desígnios de Steve Jobs) é o do aprimoramento constante e frenético. Com pequenas revoluções ocorrendo de tempos em tempos (vide Lei de Moore).

ASF

ASF disse...

... é como Jobs encerra o keynote desta Macworld 2008: "Estamos apenas na terceira semana de 2008, ainda faltam 55!" ;-)

Abraço,

ASF

ASF disse...

... é como Jobs encerra o keynote desta Macworld 2008: "Estamos apenas na terceira semana de 2008, ainda faltam 55!" ;-)

Abraço,

ASF

Carlos Barretto  disse...

Daí por que, a conclusão que chego.
Babe! Mas ainda não compre.