sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Mini Hub USB: ótimo para Macbooks


T3Hub - pequeno, barato e muito útil

A tecnologia USB (Universal Serial Bus), definitivamente revolucionou a microinformática na última década. Os periféricos de computadores (mouses, teclados, impressoras, webcams, etc) antes dependentes da ultrapassada e lenta tecnologia das portas seriais e paralelas passaram a se beneficiar da rapidez e simplicidade desta tecnologia que muitos conhecem e poucos sabem valorizar. E quem vivenciou esta época, sabe muito bem do que estamos falando.

Desde o desenvolvimento da tecnologia USB, a indústria não pára de inventar produtos que a utilizam. Desde os imprescindíveis como mouses, teclados e impressoras, até os mais estranhos e ridículos como, mini-ventiladores, luminárias de teclado, alarme de e-mail, entre outros mais bizarros e mesmo impublicáveis.
Motivo: a porta USB além de dados, também conduz 5 volts de energia elétrica (o equivalente a menos de 4 pilhas pequenas). Este é inclusive um dos diferenciais do padrão USB comparado aos antigos padrões paralelos e seriais.

O outro e mais interessante diferencial é a possibilidade de conectarmos vários periféricos simultaneamente utilizando os chamados Hubs USB (periférico que ligado a um porta USB, oferece de 2 a 8 portas adicionais). O "pequeno" fornecimento de energia elétrica embutido na porta, deve ser levado em conta quando pretendemos conectar mais de um periférico aos Hubs.

Sob este ponto de vista, encontramos 2 tipos de Hubs USB. Os bons Hubs são vendidos junto com uma pequena fonte de alimentação que é ligada a uma tomada elétrica, que fornecerá corrente suficiente a todas as portas disponíveis. Por esta razão, são algo mais caros que aqueles que não possuem sua própria fonte de energia. Por isso mesmo, estes últimos não servirão para conectar nada mais do que pen drives e talvez outros dispositivos que não consumam muita energia. Neste caso, nem pense em conectar e utilizar simultaneamente impressoras, scanners, PDAs, iPods entre outros "devoradores de energia" em Hubs que não possuam sua própria fonte de energia conectada a uma tomada elétrica.

Para os usuários de desktops - naturalmente recheados de portas USB - o produto que apresentamos aqui talvez não seja de grande valor. Mas para aqueles que utilizam notebooks - geralmente econômicos nas USB - o uso de um HUB é quase que obrigatório.

O T3Hub da Dr. Bott's (ainda não disponível no Brasil) é quase um mimo, em se tratando de Hub USB. Pequeno, bonito, barato e de boa utilidade. Disponível nas cores preto, prata e branco, é feito exclusivamente para combinar com os Macbooks da Apple, muito embora funcione normalmente nos PCs.
Por cerca de 20 dólares você amplia a conectividade USB de seu Macbook de 2 minguadas portas USB para 4 (já que uma será utilizada pelo próprio dispositivo).
Mal posso esperar para botar as mãos nele.

-----------------------------------------------------------------------------
Editada às 10:55 de 05/11/2008

Quanto aos Hubs mais baratos que não possuem alimentação elétrica própria, nada impede que impressoras, scanners, e alguns HDs externos que possuam também sua própria fonte de alimentação, funcionem perfeitamente neste tipo de Hub. O que já não é o caso, por exemplo, dos iPods, que utilizam a porta USB para carregar suas baterias.
Agradecemos a retificação de ASF@Web, já que este detalhe, não ficou muito claro no texto original.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não há qualquer impedimento em conectar dispositivos com alimentação própria as portas ou ao Hub USB (não serão alimentados através da USB).

Para quem deseja uma solução relativamente barata, conveniente, bem bonita e disponível hoje mesmo para compra, segue a dica: http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=3360

O fabricante é confiável (Targus: http://www.targusbrasil.com.br/) e trata-se de um produto de qualidade.

Carlos Barretto  disse...

Sem dúvida, uma excelente sugestão, Antonio. E oferece mais 4 portas, ao invés de apenas mais 3, como é o caso do T3USB.
Já o design...

Carlos Barretto  disse...

A propósito, o adendo quanto ao perfeito funcionamento dos dispositivos autoalimentados conectados aos Hubs (que não possuem alimentação elétrica prórpria) é verdadeiro e talvez não tenha ficado muito claro no texto.
Agradeço a retificação.

Anônimo disse...

Talvez a Targus devesse oferecer a opção de escolha da cor do dispositivo.

Estou usando um destes e achei ele bastante conveniente, é mínimo e ocupa bem pouco espaço na mesa. Hoje estão conectados ao hub o multifuncional, o adaptador do mouse sem fio e futuramente um HD externo.

Se desejar transportá-lo, você pode recolher o cabo (dobrá-lo na realidade) e conectá-lo na base do hub. É bastante conveniente.