sábado, 29 de março de 2008

Referência

"Nunca antes em toda nossa história tivemos estas forças tão unidas contra um candidato, tal como elas se posicionam hoje. Elas são unânimes em seu ódio por mim - e eu os saúdo por isso. Eu costumo dizer que em minha primeira administração as forças do egoísmo e da luxúria pelo poder encontraram um poderoso oponente. Eu quero dizer-lhes que em minha segunda administração estas mesmas forças encontrarão quem as disciplinará!" *

Se vocês pensaram que o trecho do discurso acima é de autoria do Presidente Lula, enganaram-se completamente. É de Franklin Delano Rossevelt (1882-1945), 32 o. presidente norte-americano, do Partido Democrata. FDR como é chamado até hoje conduziu os EUA em um dos mais difíceis e perigosos momentos daquele país, preso a uma cadeira de rodas em razão de poliomielite adquirida aos 39 anos. Roosevelt enfrentou o crack de 29, que lançou milhões de trabalhadores norte-americanos no desemprego e na pobreza indigente, construindo programas sociais arrojados, incluídos num grande projeto de inspiração keynesiana, a que denominou New Deal (Novo Pacto). Mas, apesar de ter enfrentado a mais poderosa arma de guerra do mundo, os nazistas alemães, não viveu para testemunhar a vitória de seu país, falecendo de acidente vascular cerebral pouco meses antes da rendição incondicional da Alemanha. Desse modo, não há porque estranhar o nunca antes nesse país, sempre presente nos discursos do presidente Lula e que tanto irrita a oposição. A vista da contundência do discurso proferido no Madison Square Garden, a luta política de Roosevelt com os republicanos que o antecederam na Casa Branca não foi muito diferente .

*“Never before in all our history have these forces been so united against the candidate as they stand today,” he declared. “They are unanimous in their hate for me—and I welcome their hatred. I should like to have it said of my first administration that in it the forces of selfishness and lust for power met their match. I should like to have it said of my second administration that in it these forces met their master!

Nenhum comentário: