sexta-feira, 6 de junho de 2008
Subnotebooks e "Subcarros"
Imagem: HowStuffWorks
Seguindo a onda minimalista da informática, há algum tempo, a indústria automobilística vem trabalhando com o mesmo conceito. Carros mínimos, não necessariamente desconfortáveis.
Sucesso sem precedentes na Europa, os carros Daimler/Benz SMART são lindos, econômicos (20Km/l), e atingem um tipo específico de consumidor, assim como os netbooks da atualidade.
Para cidades como Paris, Londres, Madrid e Lisboa, por exemplo, onde estacionar um carro é um problema de grandes proporções, o Smart cai como uma luva.
Imagem: HowStuffWorks
Criado na Suíça por Nicolas Hayek, o mesmo projetista dos relógios Swatch, o carrinho é um primor no design. Tem somente 2,5 m de comprimento, menos de 1,5 m de largura e cerca de 1,5 m de altura. Nestas proporções, nele só cabem 2 pessoas e algumas comprinhas. Nada mais. Trata-se de um Mercedes Benz e seu preço não é proporcional à suas pequenas dimensões. Não é portanto nem o carro da família e nem um carro popular. Neste ponto, o Smart se afasta frontalmente do conceito de subnotebook, uma vez que estes, tem preço acessível. Mas é a solução perfeita para consumidores solteiros, casados sem filhos e para o trânsito das grandes metrópoles. Ou para aqueles abastados, com a possibilidade de ter um segundo carro como opção.
Pelo design primoroso, em 1999, havia um Smart em exposição nos jardins internos do MOMA (Museum of Modern Art) em Nova Iorque. Ao lado de um prosaico Ford Ka e deste aí de baixo.
Imagem: Mini.com
O Mini é mais um sucesso de vendas na europa. Mas este, é outra história.
Para saber mais sobre o Smart e também o Mini, sugerimos os seguintes links:
Smart.com
Smart USA
HowStuffWorks - Como funciona o carro Smart
Mini.com
Mini USA
Mini Wikipedia
MOMA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Salvo engano um desses minis europeus é fabricado aqui mesmo, no Brasil, exclusivamente para exportação.
Realmente, em lugares com dificuldade de estacionamento, o Smart é sensacional. Nas ruelas do centro de Roma, vêem-se muitos Smarts, estacionados de frente em vagas mínimas, ao lado de Vespas.
Um casal de amigos, com quem viajamos juntos há 2 anos, ficou encantado com o Smart. Queriam trazer um para o Brasil, mas os custos proibitivos não permitiram. O imposto de importação e a burocracia do desembaraço aduaneiro tornariam o sonho um pesadelo.
Juro pra vc, que já vi um (01) Smart circulando em Belém. Alguém não resistiu e prazeirosamente, abriu a carteira.
Ah! Se eu pudesse, trocaria o Porsche na hora!
Como eu lhes disse... Chama-se Óbvio! o minicarro brasileiro para exportação. O link é:
http://www.obvio.ind.br/Novo_Site/produtos/prod01_new.asp
Achei o carro meio "carnavalesco", mas aparentemente não deixa nada a dever aos concorrentes europeus. A página da empresa é mais interessante ainda porque traz um pouco da memória de empreendedores do automobilismo nacional e internacional. Interessantíssimo!
Postar um comentário