sábado, 16 de agosto de 2008

Le parkour de Madonna


Madonna: Jump (Joe Henry/Madonna/Stewart Price)

Madonna é, muitos dizem, a artista pop do século XX e início do XXI. Enquanto os Beatles se desfizeram, Elvis Presley virou lenda, Michael Jackson ficou datado e o talento de Prince cedeu espaço a seu ego gigante e esquisitices, Madonna Louise Ciccone Ritchie continuou atual, explorando e utilizando, em seus números musicais e dançantes, todos os elementos mais, digamos, atuais da contemporaneidade.

Prova disso é sua nova tournée mundial, durante a qual ela celebra cinqüenta anos de idade. O Confessions Tour explora em suas danças uma modalidade indefinível de atividade física (seria balé, esporte radical, método de fuga?) denominada por seu criador, o francês David Belle, de Le Parkour.

Le Parkour (do frânces parcours, percurso) é uma loucura hipnótica: corredores superam obstáculos em altíssima velocidade, sem qualquer espécie de instrumento, saltando vãos entre prédios, passando sobre carros, usando postes como apoio, pulando escadas. Quase parecem voar, na materialização de um antigo sonho da espécie humana. Seus praticantes, denominados traceurs, costumam conceituá-lo como a arte do deslocamento (l’art du déplacement).

Madonna realmente dá show. Gostando ou não de suas músicas, não há como negar que ela é a artista mais performática e moderna da música pop.

2 comentários:

Itajaí disse...

Performática e centrada. Fez este mês 50 anos de vitalidade a garota.

Carlos Barretto  disse...

De "Confessions on a Dance Floor" tenho o DVD que é sensacional.
Mas procure pelo último CD de Madonna, denominado "Hard Candy", que é fantástico.
Pessoalmente, sou fã. Desde criancinha.
Abs