segunda-feira, 13 de julho de 2009

EM SILÊNCIO


Capa do CD "No Line on the Horizon" - U2

Desde que soube e participei um pouco da enfermidade do Juvêncio, as palavras faltaram e uma imagem veio forte à minha mente e assim persiste após dias: a capa do último CD do U2.
Acho que contemplá-la em silêncio resume, pelo menos no meu íntimo, o que sinto.
E não posso deixar de evocar o poeta que venero:

NÃO ENTRES NESSA NOITE ACOLHEDORA COM DOÇURA (Dylan Thomas)

Tradução: Ivan Junqueira


"Não entres nessa noite acolhedora com doçura,
Pois a velhice deveria arder e delirar ao fim do dia;
Odeia, odeia a luz cujo esplendor já não fulgura.

Embora os sábios, ao morrer, saibam que a treva
lhes perdura,
Porque suas palavras não garfaram a centelha
esguia,
Eles não entram nessa noite acolhedora com doçura.

Os bons que, após o último aceno, choram pela
alvura
Com que seus frágeis atos bailariam numa verde
baía
Odeiam, odeiam a luz cujo esplendor já não fulgura.

Os loucos que abraçaram e louvaram o sol na etérea
altura
E aprendem, tarde demais, como o afligiram em sua
travessia
Não entram nessa noite acolhedora com doçura.

Os graves, em seu fim, ao ver com um olhar que os
transfigura
Quanto a retina cega, qual fugaz meteoro, se
alegraria,
Odeiam, odeiam a luz cujo esplendor já não fulgura.

E a ti, meu pai, te imploro agora, lá na cúpula
obscura,
Que me abençoes e maldigas com a tua lágrima
bravia.
Não entres nessa noite acolhedora com doçura,
Odeia, odeia a luz cujo esplendor já não fulgura."

Nenhum comentário: