segunda-feira, 21 de setembro de 2009

6 aplicativos médicos gratuitos para iPhone

Aqui vai um post há muito devido. Um sumário com as principais aplicações médicas GRATUITAS para iPhone/iPod Touch. Trata-se de um trabalho de pesquisa. Daí a demora.

Alguns aplicativos já foram exaustivamente testados pelo poster e são de muita utilidade para a prática clínica (Epocrates, Skyscape Medical Resources, MedCalc e MobileCare Tools Lite). Outros, ainda estão sobre avaliação. Mas valem seu teste.

Importante ressaltar que na iTunes App Store, embora alguns aplicativos sejam para download gratuito, após a instalação, exigem uma assinatura anual paga e onerosa. Nenhuma das sugestões abaixo se enquadra neste perfil. Todas são verdadeiramente gratuitas, no momento da publicação do post. Sendo que algumas, no máximo, exigem um registro online para obtenção de login e senha, também gratuitos.

Todos os aplicativos descritos, estão com links para download imediato pela iTunes App Store ao longo do texto. Mas se quiser ir baixando direto, basta clicar nos ícones dos aplicativos.

Quem desejar sugerir algum que tenhamos esquecido, esteja livre para comentar.

1. Epocrates


Este é o aplicativo número 1 de quase 100% dos usuários médicos de smartphones em todo o mundo Não é para menos. Já revisto neste post pelo Flanar, o epocrates é uma imensa base de dados sobre medicamentos com todas as informações indispensáveis para a boa prática da medicina. Além da base de dados, o software ainda disponibiliza uma calculadora médica, um guia de interações medicamentosas, entre outras utilidades.
Antes de utilizá-lo, é importante criar uma conta de usuário gratuita no website do aplicativo.
Clique aqui. para baixar.

2. MedCalc


Uma calculadora médica contendo os principais cálculos clínicos indispensáveis ao atendimento de seus pacientes. Divididos por especialidades ou de acesso direto, lá você vai encontrar índice de oxigenação, escala de coma de glasgow, clearence da creatinina, anion gap, Apache II, entre outras coisas. Está tudo lá. Ou quase tudo.
Clique aqui para baixar.

3. Medscape


Baseado no pioneiro website de interesse médico, o Medscape é exatamente aquilo que você esperava. Um portal de atualização, e mais uma ótima base de dados de medicamentos. Você também precisa se registrar gratuitamente no website antes de poder utilizar o aplicativo.
Clique aqui para baixar.

4. MobileCare Tools Lite


Desenvolvido por brasileiros, aqui você tem o CID 10 e a CBHPM na palma de sua mão. Há também uma versão paga (U$ 1,99) mais completa.
Clique aqui para baixar a versão free.

5. Skyscape Medical Resources


Em conjunto com a também gratuita Skyscape RX Drugs, oferece uma calculadora médica, uma base de dados medicamentosa e notícias das principais novidades da medicina baseada em evidências.
Há versões pagas de ambos os aplicativos por cerca de 50 dólares.
Clique aqui para baixar.

6. FDA Mobile News


Para o profissional interessado em saber sobre as drogas permitidas e vetadas pelo rigoroso Food and Drug Administration dos EUA.
Clique aqui para baixar.

Nenhum comentário: