segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Sobre pobres de espírito

É incrível como a idiotia reinante no país deixa as pessoas cegas, obcecadas por considerações ideológicas sobre personagens que têm outro valor, além do político.

É assim com Chico Buarque, por exemplo. Para além de suas preferências políticas – que qualquer um, evidentemente, pode questionar –, existe um legado do artista na canção brasileira que é inegável e que deixará heranças para os séculos dos séculos. Ocorre que a patrulha de plantão sempre exalta seus elogios a Fidel Castro e ao regime cubano, pretendendo desmerecer suas músicas, obras únicas da cultura nacional.

Agora, o mesmo tom de discurso é usado para falar de Oscar Niemeyer.

Qualquer país do mundo se orgulharia da produção do centenário arquiteto. Por aqui, porém, quando se fala da doença de Niemeyer – que está há mais de uma semana internado na CTI do Hospital Samaritano, no Rio, após submeter-se a uma cirurgia para retirar um tumor do intestino – há sempre abutres que, encarniçados por seu estado de saúde, parecem torcer por sua morte, acreditando que assim varrerão esta praga, os comunistas, da face da Terra.

Pobres mortais. Como diria Mário Quintana: eles passarão, Niemeyer passarinho. À eternidade.

___________
P.S.: A propósito, Oscar Niemeyer deverá, entre hoje e amanhã, sair da CTI e passar à unidade semi-intensiva. Como no célebre ditado árabe, sempre lembrado por Ibrahim Sued, os cães ladram e a caravana passa.

4 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Idiotas rematados, Francisco. A vantagem é que essa gente se afoga com a própria mediocridade.

Francisco Rocha Junior disse...

Viva Oscar, Yúdice!

Carlos Barretto  disse...

É isso mesmo.
É como o Itajaí costuma dizer: quando o olhar é vesgo...
Eu completaria:
...todo o resto é consequência.

Anônimo disse...

Além de tudo , de ter sido mencionado no discurso de despedida do Fidel Castro do governo por exemplo e de tudo que nos deixa como obra imortal, ele ainda é botafoguense.Meu time não vale nada mas por essas , me encho de orgulho
Abs
Tadeu
na postagem anterior na verificação de palavras apareceu : irdalcu , quase que não postei , rsrsrsrs