quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ecos do III Flanar Encontro

Observem com atenção as seguintes imagens. Elas vão retratar um fato.
Na primeira, uma das inúmeras imagens que registraram o III Flanar Encontro. Observem bem: TERCEIRO Flanar encontro! De fato, já fizemos 2 outros. Como este, e este. Objetivo? Sempre reunir a galera que produz o blog e seus leitores, para um bate papo real e descontraído. Sendo que o primeiro deles, serviu para integrar em contato real alguns dos articulistas do blog, que nunca haviam mantido qualquer relacionamento que não o estritamente virtual.
O III Flanar Encontro nem estava previsto para acontecer ainda neste ano. Mas, aproveitando a presença de Val-André Mutran que reside em Brasília, e também a disponibilidade de Yúdice que não pode comparecer ao II Flanar Encontro, resolvemos então programar o terceiro evento. Foi então que surgiu o convite para o Diálogo com a Governadora. Meio que no meio da semana. Observe portanto, que o III encontro já estava previamente programado, com bastante antecedência, diga-se, tendo sido inclusive adiado por um lapso na agenda de Val-André.
Enfim, ambos os eventos ocorreram quando tinham que ocorrer. Naturalmente.
Aí, veio o Diálogo com a Governadora. Foi então que uma cambada de pixadores, passou a atacar este e outros blogs, antes e depois do encontro no Palácio dos Despachos. Percebam bem. ANTES e DEPOIS! A primeira investida, era claramente para intimidar. Jogaram para esvaziar o evento. E como não conseguiram, resolveram então desqualificar os que lá estiveram presentes. E desde então, não só o Flanar bem como outros blogs, vem recebendo doses diárias de ataques cínicos de origem quase que identificável. Quase, pelo simples fato de 100% serem anônimos, como se espera de covardes. Mas covardes que tem cacoete na assinatura, e parecem ter um líder. Mas isso é outra história. E ela terá seus desdobramentos em outra esfera.
Agora, ampliemos a imagem anterior. Observem bem o detalhe. Reconhecem? É o jornalista que escreveu as notinhas do post abaixo, feito pelo Yúdice.
Pessoalmente não o conheço. E quando chegamos ao Terra do Meio, ele lá já estava instalado com a esposa em uma mesa exatamente em frente a mesa principal, gentilmente reservada ao grupo por André Costa Nunes, proprietário do restaurante rural de Marituba.
O convite ao III Flanar Encontro, - a exemplo dos demais - foi amplo, e fartamente divulgado aqui e em outros blogs. Em outras palavras, um encontro de adesão. Chegou, simpatizou, se juntou. É assim.
Contudo, não foi este o comportamento do nobre jornalista. Na mesa em que estava, na mesa ficou. Não se juntou a galera. E a galera, por achar que lá ele estava para curtir a boa culinária do Terra do Meio, igualmente não o molestou. Respeitou sua aparente vontade de curtir o restaurante e seu ambiente ecológico.
Agora vejam a imagem acima. Trata-se de um comportamento incrivelmente diferente. Elias Pinto, o qual igualmente não conheço pessoalmente, comemorava seu aniversário no mesmo dia. Estava com os amigos em outra maloca, bem distante da nossa. Mas ele teve um outro comportamento. Singularmente diferente. Único.
Deslocou-se de sua maloca e veio abraçar os integrantes do grupo. E não foi só uma única vez. O fez ao menos 2 vezes. Veio, perguntou sobre o grupo, reconheceu até a Julinha, filha de Yúdice, integrou-se, riu um pouco, deixou-se fotografar e depois partiu.
Quanto ao factóide, citado pelo nobre colunista, criado pelos pixadores para desqualificar o III Flanar Encontro, este vai continuar merecendo nosso total desprezo. Pelo simples fato de ser uma mentira. Vista a cangalha quem achar por bem usá-la como bem entender.
Estes são os fatos. A interpretação, deixamos aos leitores.
PS: as imagens são todas do "lambe-lambe" aqui, ó!

21 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Cara, ele estava bem atrás de mim! Eu vi o sujeito, mas não o reconheci. Talvez por não estar com a mão no queixo. E durante todo o tempo em que estive no local, não o vi se aproximar de nós nenhuma vez.
No mais, está tudo mais do que dito e esclarecido. Agora é esperar o IV Flanar Encontro em 2010, que eu espero comece no horário e, acima de tudo, que tenha a presença do nosso querido Francisco.

Anônimo disse...

Vc, já viu o comentário malicioso para não falar calunioso e injurioso que o colunista Guilherme Augusto, consignou em sua coluna no Diário sobre o encontro dos blogueiros.
Acho que merece uma repremenda na esfera jurídica ou até memso um direito de resposta. Não conheço pessoalmente os blogueiros que participaram do encontro , porém , por ter o habito de lê-los e admirar suas atuações fiquei ofendido com o gratuito ataque. As pedras movem-se no tabuleiro , e bom movermos as nosas tanbém , caso contrário a peia vai ser grande.
Abraço amigo e coragem contra o lado negro da força.

. disse...

O que mais me impressiona é que o tal colunista não tem nem vergonha da tentativa de ofender um velho amigo, André Nunes, blogueiro presente nos encontros do Flanar.

Anônimo disse...

Voces são noticias no Diário do Pará de hoje, afinal voces merecem.

João Paulo disse...

A cara dele... Meu Deus, ele pegou a minha porta e colou na cara!

CJK disse...

Carlos Barreto, que fotos ótimas, só aumentaram a minha vontade de ter comparecido. No IV Encontro estarei lá!

O resto é o resto, apenas prova de que o seu blog tem hoje um espaço consolidade. Não desviem o rumo da nau flaneira, rs

Abraços.

. disse...

Já fiz a minha postagem sobre õs ecos do III Encontro Flanar.

Carlos Barretto  disse...

Grande, CJK.
Com a elegância de sempre, vc é e sempre será bem vindo a este espaço.
O IV Encontro? Bem, este talvez só para 2010. Ou talvez, quem sabe, a qualquer momento, assim que alguns dos posters que residem em Brasília, resolvam passar uns dias na senzala.
Vc será avisado.
Abs e obrigado.

Carlos Barretto  disse...

Querida e amada.
Vou já ver.

Carlos Barretto  disse...

Anônimo das 12:13.
Já vimos sim. Já andam questionando o indivíduo sobre o funcionamento de uma possível "bolsa de colunistas". Esta sim, ao que parece, verdadeiramente rentável.

Itajaí disse...

Hahahahaha, Bolsa de Colunista foi excelente. Taí uma realidade que precisa ser explorada pelos blogues, o rentável negócio dos colunistas.

Carlos Barretto  disse...

"Colonistas", Itajaí.
COLONISTAS!

Anônimo disse...

Sabem porque o "colunista" está segurando o queixo na foto do jornal?

Para não deixar a língua comprida sair da boca...........

. disse...

Pois é, Itajaí! Dá uma olhada lá no meu blog que eu levantei essa bola da bolsa colunista.

Arthur Almeida disse...

Amigos do Flanar,
desculpem o "amigos", mas sou leitor de longa data então já me alinhei na amizade...:) o simples fato de provocar tamanha celeuma já significa que vocês estão fazendo alguma coisa certa. Este "jornalismo" praticado em nossa terra não é digno nem destas linhas..Continuem nesta luta de apresentar as boas e más notícias da minha terrinha pois para mim, paraense ausente (moro em belo horizonte-MG)você são uma grata fonte para matar as saudades. Sigam em frente e obrigado!
Arthur Almeida

Carlos Barretto  disse...

Caro "amigo", Arthur.
Não se descupe pelo uso da palavra. Na verdade, temos e fizemos vários amigos no blog. Muito embora, pela mera liberdade de expressão que exercemos, ganhamos também os inimigos.
Faz parte. Só gostaríamos que não fossem desonestos, cínicos ou covardes. Bastava que para tanto, exercessem seu livre contraditório. Mas muitos, de fato não desejam nem a livre expressão e muito menos o contraditório. Desejam apenas ouvir sua própria voz e ponto. Estes, serão sempre perdedores neste pequeno espaço. Ao menos aqui.

Abs e obrigado pela visita e gentil consideração.

. disse...

Os anônimos agora migraram. O alvo sou eu.
Muita falta do que fazer...

Carlos Barretto  disse...

Vamos atrás deles por lá, querida.
Enquanto isso, vá tocando a buzina do chacrinha também.

. disse...

Eu nem tô aceitando...

Franssinete Florenzano disse...

Quando cheguei, já encontrei o casal lá, com o André, simpaticíssimo como sempre, fazendo as honras da casa, enquanto Yúdice, Polyanna e Júlia se divertiam na canoa.
Fiz questão de abraçá-lo afetuosamente, como sempre, nos últimos quase 20 anos.
Fiquei muito chocada com as agressões gratuitas na coluna do Guilherme Augusto, em duas edições. E triste pelo que foi capaz de fazer contra quem sempre o quis bem.

Edyr Augusto disse...

Minhas relações com o Guilherme Augusto sempre foram cordiais, em acenos sociais e entrevista em seu programa. Confesso estar chocado por suas posições. Tem alguma coisa errada nisso. De qualquer maneira, estou do lado dos Flanares. Achei importante, eu um outro post, mais recente, estar claro que se trata de um blog de opinião. Não de noticiário. Claro que pode gerar opiniões contrárias, mas, como diz o nome do meu blog, tirado da coluna que meu pai tinha em jornal, "opinião não se discute". Vão em frente.
Abs
Edyr