quinta-feira, 4 de março de 2010

Entrevista com autor Steve Lopez 2

Quando entrevistei Steve Lopez ontem, ele falou principalmente sobre sua paixão pelo jornalismo e por seu recente envolvimento com a luta por melhor tratamento de doentes mentais. Sua recente paixão por esta causa é decorrente de sua amizade com Nathaniel Ayers, base do livro e filme "The Soloist" (O Solista).

Lopez é um dos colunistas de maior sucesso dos Estados Unidos. Ele escreve para o Los Angeles Times desde 2001, e antes escreveu para as revistas Time, Entertainment Weekly, Life e Sports Illustrated.

Para ele, apesar da atual crise enfrentada pelos grandes e pequenos jornais, sempre haverá no mundo a necessidade de "great storytelling". Sempre haverá um mercado para boas histórias, sejam elas contadas em blogs, videos ou jornais. O conselho dele aos meus alunos de jornalismo: estejam preparados para contas boas histórias nos formatos mais diferentes possíveis.

Steve Lopez também falou ontem sobre sua trajetória inusitada: de jornalista cínico e em cima do muro a ativista pelos direitos de doentes mentais. Para ele, a "transição" foi possível porque sua amizade em Nathaniel Ayers fez com que ele se preocupasse com o lado humano deste e de muitos outros problemas sociais.

Nenhum comentário: